Morre ator britânico John Hurt, aos 77 anos

Imprensa britânica registra que Hurt sofria de câncer no pâncreas. Foi Vencedor de quatro Baftas e um Globo de Ouro em mais de 50 anos de carreira

John Hurt morre aos 77 anos | Foto: Divulgação

Morreu na noite da última sexta-feira (27/1) o ator britânico John Hurt, aos 77 anos. O tablóide “Daily Mirror” registra que ele sofria de câncer no pâncreas.

Hurt começou no teatro e depois migrou para o cinema nos anos 1960. Seu primeiro papel de destaque foi em 1966, com o “O Homem que não vendeu sua alma”. Também atuou em conhecidas produções de Hollywood, como “Alien, O oitavo passageiro (1979)”, “V de Vingança (2005)” e “O Espião que Sabia Demais (2011)”.

Além disso, ele também interpretou Mr. Ollivander nos filmes da série Harry Potter e em 2013, assumiu o papel de uma das encarnações do Doutor em uma sequência de episódios especiais da série britânica “Doctor Who”.

John Hurt também deu vida ao personagem-título de “O Homem Elefante (1980)”, de David Lynch. Chegou a ser indicado ao Oscar pela atuação, mas não levou a estatueta. Antes disso, em 1978, também havia sido indicado na categoria de melhor ator coadjuvante pelo filme “O Expresso da Meia Noite”.

Além das indicações ao Oscar, Hurt foi lembrado duas vezes pelo Globo de Ouro pelos mesmos papeis (ganhou como coadjuvante pelo filme de 1978), e ganhou quatro troféus Bafta, a maior premiação do cinema britânico (além de ser indicado outras quatro vezes).

Seu último trabalho, “Jackie”, de Pablo Larraín. O filme que conta a história da ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy, chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 2 de fevereiro.

Ele deixa a esposa, Anwen Rees-Myers, com quem estava casado havia 12 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.