Morre aos 84 anos Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do Brasil

31 outubro 2024 às 17h13

COMPARTILHAR
Arthur Moreira Lima, renomado pianista brasileiro, faleceu na quarta-feira, 30, aos 84 anos em Florianópolis, Santa Catarina. A família confirmou a notícia, informando que o artista estava internado no Imperial Hospital de Caridade há duas semanas, lutando contra um câncer no intestino, diagnosticado no ano passado.
O velório ocorrerá nesta quinta, entre meio-dia e 16h, no cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, cidade onde residiu por cerca de 30 anos. Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Arthur Moreira Lima começou seus estudos ao piano aos seis anos.
Sua carreira internacional teve destaque em 1965, quando conquistou o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin. Em 1970, brilhou novamente ao alcançar o terceiro lugar na Competição Internacional Tchaikovsky.
Considerado um dos maiores intérpretes de Chopin e Liszt, além de compositores modernistas como Prokofiev e Villa-Lobos, Moreira Lima também foi reconhecido por seu trabalho com a música popular brasileira, incluindo gravações de Ernesto Nazareth e clássicos do choro e samba.
Outro marco de sua carreira foi o projeto “Um Piano pela Estrada”, em que viajou pelo Brasil em um caminhão adaptado, transformado em palco, levando música clássica e popular a diversas regiões do país.
Leia também: