Morre a escritora Maria Eloá de Souza Lima, aos 100 anos

16 novembro 2023 às 19h03

COMPARTILHAR
Morreu nesta quinta-feira, 16, a escritora Maria Eloá de Souza Lima, de 100 anos, em Jataí. Maria Eloá nasceu no dia 27 de junho de 1923, na Fazenda Santa Clara, antiga Serra do Cafezal, então município de Jataí.
Filha de Antônio Francisco de Souza e Maria Hipólita de Lima, ela foi casada com Antônio Cândido de Lima, com quem teve uma única filha: Célia Maria de Lima.
Eloá se dedicou à educação e lecionou na zona rural, antes de se mudar para Jataí. Ela deu aulas no Colégio Estadual Nestório Ribeiro e no Instituto Samuel Graham, e por um período no Colégio Paulo VI, na capital Goiânia.
No campo literário escreveu e publicou os livros “Serra do Cafezal”, “Mariquinha do Sobrado” e “Ana Prudenciana”. Ela também foi uma das fundadoras da Academia Jataiense de Letras (AJL), além de ter dado aulas de esperanto, considerada a linguagem universal.
A prefeitura de Jataí lembrou a trajetória e comprometimento de Eloá com a educação. “Sua contribuição não se limitou apenas ao campo educacional e literário, sendo também uma das fundadoras da Academia Jataiense de Letras (AJL)”, disse por meio de nota.
“Maria Eloá deixa um vazio imensurável na comunidade de Jataí e será lembrada não apenas por suas realizações, mas também por sua generosidade e dedicação inigualáveis. Que sua memória perdure como fonte de inspiração para todos nós”, lamentou.
O prefeito Humerto Machado, se solidarizou com a perda da professora e pediu conforto aos familiares e amigos.
Leia também: