O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu nesta segunda-feira, 8, mandados de prisão contra quatro pessoas condenadas por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As detenções foram autorizadas após o fim da tramitação dos recursos legais apresentados pelas defesas.

Os alvos são Evando Ericson Vieira de Medeiros e Márcio Castro Rodrigues, ambos condenados a dois anos e cinco meses de prisão, e Jorgeleia Schmoeler e Robson Victor de Souza, sentenciados a 14 anos de prisão cada.

Segundo as investigações, Jorgeleia Schmoeler foi filmada durante a invasão afirmando que estava “ajudando a invadir os Três Poderes”. Robson Victor de Souza aparece em vídeo registrado dentro do Palácio do Planalto, durante a depredação do prédio.

Já Medeiros e Rodrigues foram presos no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Eles foram condenados pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa.

Nas alegações finais, as defesas dos quatro réus pediram absolvição, alegando falta de provas ou desproporcionalidade das penas. Os argumentos, porém, não foram acolhidos pelo Supremo, que manteve as sentenças e determinou a execução imediata das condenações.

Leia também:

Alexandre de Moraes diz ter muita maldade nas redes sociais; veja vídeo