Moradores da região leste de Goiânia fizeram um protesto nesta quarta-feira, 1º, contra gestão municipal, cobrando soluções para o problema da coleta do lixo na capital. A manifestação ocorreu durante um evento no Clube do Povo, no Setor Rio Jordão, que celebra o Dia do Trabalhador, comemorado neste 1º de maio. Os moradores colocaram sacos lixo no local para surpreender o prefeito prefeito Rogério Cruz (SD) em sua chegada ao evento.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia informou que não se tratava de um evento do Executivo, e que o prefeito “compreende a revolta de moradores”. [Confira nota na íntegra ao final do texto]

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) também disse que, quando o Consórcio Limpa Gyn soube do protesto, deslocou um caminhão ao local para retirada do lixo. A pasta ainda alega que os moradores impediram a limpeza. Sendo assim, a Seinfra afirmou que uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada para garantir a limpeza, cerca de uma hora depois. [Veja também nota completa abaixo]

Nota do prefeito

“O evento agendado nesta quarta-feira (1º/5), no Clube do Povo Rio Jordão, não é realizado pela Prefeitura de Goiânia e, apesar de ter sido convidado, o prefeito Rogério não havia confirmado a participação.

Sobre a coleta de lixo domiciliar, o prefeito compreende a revolta de moradores e está empenhado em apresentar a Goiânia a solução definitiva deste problema histórico nos próximos dias, quando haverá a normalização do calendário de coleta.

Diariamente, o prefeito tem trabalhado junto ao Consórcio Limpa Gyn para a rápida normalização do serviço represado, em razão das crises anteriores, e tem acompanhado a evolução do serviço, apesar de ainda haver gargalos em alguns bairros. O Consórcio estima a normalização total do serviço nos próximos dias.”

Nota da Seinfra:

“Um caminhão do Consórcio Limpa Gyn trabalhava desde o início da manhã desta quarta-feira (1º/5), na coleta de lixo domiciliar do Setor Finsocial, quando verificou que moradores estavam deixando sacos de lixo na porta do Clube do Povo.

O caminhão foi deslocado para o local para recolher o lixo, mas a equipe, formada por 4 trabalhadores, foi impedida pelos moradores.

Foi solicitado apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e o serviço foi realizado na porta do clube 50 minutos depois. A equipe continuou o serviço de coleta no setor logo depois.

O Consórcio Limpa Gyn trabalha dia e noite, há oito dias, para regularizar a coleta de lixo represada em várias regiões da cidade. A previsão é que a coleta seja normalizada nos próximos dias.”

Leia também: