Morador se apavora ao encontrar mais de 100 cobras venenosas em sua propriedade

06 fevereiro 2025 às 17h39

COMPARTILHAR
Um residente de Sydney, na Austrália, viveu uma situação inesperada ao encontrar 102 cobras venenosas em seu quintal. David Stein, morador do subúrbio de Horsley Park vivenciou esse susto na última sexta-feira, 31, e ao acionar especialistas em recolocação de répteis, descobriu que o número de serpentes era muito maior do que imaginava.
Tudo começou quando Stein percebeu seis cobras de barriga vermelha em um grande monte de folhas mortas em seu quintal. “Eu estava tremendo e chocado quando as vi”, relatou o morador ao The Guardian. A situação se tornou ainda mais preocupante quando sua esposa, após pesquisar sobre o comportamento desses animais, descobriu que eles tendem a se agrupar quando estão prestes a dar à luz.
Preocupado, Stein acionou a Reptile Relocation Sydney, uma empresa especializada na relocacão de cobras. O proprietário da empresa, Cory Kerewaro, enviou o capturador Dylan Cooper para lidar com a situação. Ao chegar, Cooper encontrou cinco cobras adultas, quatro das quais estavam “grávidas”, carregando ovos em seu interior.
O trabalho de remoção revelou rapidamente a gravidade da situação. “Ele estava desenterrando filhote após filhote. Era simplesmente incrível, eu não conseguia acreditar”, descreveu Stein. Com a ajuda do filho do morador, a equipe conseguiu localizar cerca de 40 cobras inicialmente. No entanto, durante o processo de relocacão, quatro das cobras adultas deram à luz, elevando o número total.
Stein expressou sua surpresa com a quantidade de serpentes encontradas: “Sabemos que há cobras de barriga vermelha no quintal — você pode vê-las deslizando em direção ao córrego — mas não tantas quanto isso”. Essas cobras são consideradas venenosas e representam um risco especial para crianças pequenas e animais domésticos, devido ao seu tamanho e à toxicidade de seu veneno. Segundo o Museu Australiano, os sintomas de envenenamento incluem sangramentos, inchaços no local da mordida, náuseas, vômitos e dor abdominal.
Cory Kerewaro destacou que, embora seja comum que fêmeas dessa espécie compartilhem locais para dar à luz, a quantidade encontrada foi surpreendente. “Já havíamos encontrado 14 filhotes em uma cavidade de parede anteriormente, mas agora Cooper detém o recorde da empresa — possivelmente até mesmo a nível estadual ou nacional — pela maior quantidade de cobras capturadas em uma única operação”, afirmou Kerewaro. Ele ainda acrescentou: “Estar presente e ver os bebês nascerem foi algo que nunca tinha testemunhado antes. É um marco”.
As leis locais exigem que as cobras sejam liberadas dentro de um raio de 20 km do local onde foram capturadas. Após consulta com parques nacionais, uma área remota foi escolhida para a soltura dos 102 répteis, garantindo assim a segurança dos moradores e o bem-estar dos animais.
Leia também:
Eduardo Costa fala sobre a possibilidade de prisão após ofensas a Fernanda Lima