Morador de Goiânia morre em combate na guerra da Ucrânia
26 novembro 2025 às 18h06

COMPARTILHAR
O morador de Goiânia Lucas Lima, de 30 anos, morreu enquanto combatia na guerra da Ucrânia. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 26, pelo primo dele, Victor Bretas. Lucas havia deixado o Brasil em 18 de julho deste ano para integrar forças na região do conflito.
Natural de São Geraldo, na Zona da Mata mineira, Lucas trabalhou por quatro anos em uma metalúrgica antes de se interessar pela área de segurança. Segundo o primo, o primeiro contato com o universo bélico ocorreu em um clube de tiro.
“Ele se interessou e acabou fazendo um curso de vigilante”, relatou Victor.
Após se qualificar como vigilante e escolta armada, Lucas trabalhou em Goiânia e decidiu seguir para a Ucrânia. De acordo com a família, a viagem foi voluntária. “Ele foi por conta própria. Era um ideal que carregava. Queria ajudar a causa da Ucrânia”, afirmou o Victor.
Segundo a família, Lucas atuava em missões e só fazia contato quando estava em acampamentos militares. Por questões de segurança, não revelava sua localização. A morte teria ocorrido há três semanas, mas os parentes só receberam a confirmação nesta semana.
“Só soubemos porque um rapaz que serviu com ele postou. A última informação é que ele estava em um carro militar, indo para algum lugar”, disse Victor.
A repatriação do corpo é considerada “quase impossível”, segundo os familiares.
Leia também
Trump e líderes europeus exigem garantias de segurança para paz entre Rússia e Ucrânia
