A deputada federal e apresentadora Silvye Alves (União-GO) entrou em uma nova polêmica após ser filmada batendo boca com um jovem, onde o chama de “burro”, “filho da puta”, “moleque” e chega a conter a mão dele. As ofensas, conforme mostra o vídeo, ocorreram durante uma troca de farpas entre a parlamentar e o homem, que diz que ela é de “direita entre aspas”. 

LEIA TAMBÉM

Silvye Alves é contratada pela TV Serra Dourada e terá programa diário

Escritório político de Silvye Alves é invadido pela segunda em vez em três meses

A confusão ocorreu em uma praia de água doce, às margens do Rio Araguaia, na cidade de Luiz Alves, na região Noroeste de Goiás. A filmagem foi feita no último dia 20 de julho, mas viralizou nesta quarta-feira, 20.

Inicialmente, conforme o vídeo, a deputada chama o rapaz de “burro”. Ele, então, retruca: “Está gritando por quê?”. Neste momento, Silvye diz que ele a está agredindo e, então, é questionada de forma irônica: “Agredindo?”.

“Você está sendo ignorante e filho da puta comigo”, afirma a deputada. No vídeo, Silvye segura o celular aparentemente gravando o áudio da conversa. O celular que filma tudo está nas mãos de um terceiro.

Apontando o dedo para o rapaz, Silvye chama o jovem de “moleque”. “Eu falei com o (deputado federal Gustavo) Gayer com um dedo na cara dele, que ele é moleque. E você é moleque igual a ele”, diz ela em referência a um dos embates com o colega de Câmara, que gerou outra polêmica.

“Só porque eu estou questionando a senhora? A senhora é uma pessoa pública”, diz o rapaz que também afirma: “É deputada federal, se passa de uma coisa, mas é outra”, provoca ele.

Pelas frases ditas por ambos, o motivo seria anterior ao encontro dos dois. O rapaz diz que ela é de direita “entre aspas”. “Essa é a direita, entre aspas”, afirma ele. Pela conversa, dá a entender que ele a acusa de não defender os interesses da “direita”.

Criador de conteúdo 

O rapaz que aparece no vídeo tem um perfil no Instagram onde se apresenta como Pedro Lima, criador de conteúdo digital. Com 712 seguidores, a descrição autobiográfica dele expõe os temas: geopolítica, sociologia, intelectualidade e afirma ser membro do Movimento Conservador Brasil, que também é produzido por um jovem.

Nas publicações, que têm uma produção sofisticada, com iluminação própria e captação de áudio mais bem organizada, o jovem questiona jovens cristãos que se auto intitulam feministas e aborda ainda temas como aborto, entre outros temas.

Ele não segue o perfil da deputada, mas segue o perfil do deputado Gustavo Gayer, com quem Silvye já teve embates. No entanto, o parlamentar não acompanha as postagens do jovem.

Deputada abordada 

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da deputada afirmou que a parlamentar foi abordada pelo rapaz sobre a deliberação do projeto de lei (PL) nº 8.889/2017, conhecido como PL da Globo. Um dos principais pontos do texto é a inclusão de plataformas de streaming e de conteúdo no rol de contribuintes da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine). A nota afirma ainda que no vídeo, Silvye estava explicando que a votação ainda não foi realizada na Câmara dos Deputados. 

Veja nota completa:

“A deputada federal Silvye Alves (UNIAO-GO) esclarece que o fato aconteceu alguns dias atrás, 20 de julho, em Luiz Alves, no Rio Araguaia. A parlamentar foi abordada pelo jovem que começou a atacar a deputada devido o PL DA GLOBO. No vídeo, a parlamentar explica que essa votação não aconteceu. 

No dia 15 de maio, a própria deputada Silvye Alves divulgou um vídeo gravado pelo deputado federal Nikolas Ferreira e outros três parlamentares esclarecendo que ainda não houve votação do PL da Globo. Enfim, a deputada federal Silvye Alves tem sido alvo de fakes news, atitude que ela repudia veementemente”.