Modernizar para transformar

As inovações demonstram a primazia do governador no aperfeiçoamento constante dos atendimentos ao público

*Bruno D’Abadia – Secretário de Estado da Administração de Goiás

Goiás tem vivenciado um novo modelo de gestão pública, com foco no cidadão, respeito com os recursos e inovações em diversas áreas da administração. Em um momento delicado, de enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de Goiás, mais uma vez, se destaca na implementação de soluções que dialogam com as necessidades dos cidadãos. O Portal Goiás Digital, inaugurado em março de 2020, estabelece uma conexão valorosa com a modernização na prestação de serviços, peça fundamental de um Estado que preza pela transparência e pelo bem-estar dos seus cidadãos. 

Goiás ficou parado no tempo, convivendo com o mesmo protocolo de atendimento obsoleto por muitos anos, sem qualquer tipo de inovação. Desde que assumiu a gestão do Estado, Ronaldo Caiado tem trabalhado para propiciar outro nível de experiência para os cidadãos que necessitam dos serviços estaduais. As filas foram reduzidas, o longo tempo de espera nas unidades de atendimento integrado substituídos por procedimentos mais organizados e eficazes, possíveis a partir da implantação do agendamento para os principais serviços do Vapt Vupt.

Mas as inovações estavam apenas começando, e foram potencializadas pela entrada de Goiás na RedeGov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, um parceiro importante para a evolução do processo de desburocratização, com eliminação de custos desnecessários e com o intuito de ampliar o leque e qualidade dos serviços digitais. O compromisso assumido antes da pandemia, foi intensificado em razão da nova realidade experienciada pela população. O portal Goiás Digital, desenvolvido em conjunto pela Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), foi lançado com mais de 50 serviços digitalizados.

O impacto foi imediato e, em de dois meses da disponibilização, mais de 150 mil goianos já haviam utilizado a ferramenta. E o progresso no estabelecimento de uma nova cultura na prestação de serviços está caminhando a passos largos. É a nova dinâmica. Recentemente, dando continuidade à proposta de inovação, o governador instituiu oficialmente o Portal como canal central de acesso aos atendimentos digitais do Estado. 

A publicação estabelece uma revisão da Carta de Serviços pelos órgãos estaduais, para que a descrição dos atendimentos ganhe uma roupagem mais simples e clara para o entendimento do cidadão. Além disso, o decreto determina a identificação dos serviços que podem migrar imediatamente para a modalidade virtual, possibilitando que o menu do Goiás Digital seja brevemente ampliado. 

As inovações demonstram a primazia do governador no aperfeiçoamento constante dos atendimentos ao público. As ações corroboram com a atuação nas mais diversas áreas da administração, evidenciado o compromisso de Ronaldo Caiado de colocar Goiás como modelo de eficiência e transparência para que o Estado cumpra seu dever basilar: servir o cidadão com qualidade!

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