“Modernização do atendimento é avanço histórico para Goiás”, diz presidente do Detran

Sob comando da autarquia desde janeiro, Manoel Xavier destaca avanços na prestação de serviços e diz que melhorias vão continuar em 2017 Goiânia

manoel-xavier

“Nosso trabalho foi focado em tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação é nosso eixo norteador”, diz presidente do Detran-GO | Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vivenciou um ano de boas mudanças em 2016, especialmente em relação ao atendimento ao usuário. A avaliação é do presidente da autarquia, Manoel Xavier Ferreira Filho. Segundo ele, o projeto de modernização e descentralização do órgão facilitou a vida do cidadão, que hoje pode realizar os mais diversos serviços sem precisar ir à sede, no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. Hoje, alguns serviços já podem ser feitos pela internet.

“Os alicerces já foram construídos. Promovemos mudanças estruturais e devolvemos para o cidadão na forma de serviço de qualidade toda a contribuição que ele dá ao Estado. Temos buscado parcerias que nos ajudem a instituir padrões de qualidade ao serviço público. Nosso trabalho foi focado em tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação é nosso eixo norteador”, defende.

O presidente destaca como mudança positiva o atendimento padrão Vapt Vupt e a descentralização de serviços, que reduziram as filas dentro da sede do Detran-GO. Em alguns departamentos, “não existem mais”.

Novos equipamentos, treinamento de colaboradores e melhoria nos processos internos transformaram o órgão de trânsito para melhor. “É um alento para quem precisa de atendimento rápido, confortável e eficiente e não pode passar parte do dia enrolado com a burocracia”, completa.

No início de novembro, o Detran-GO criou o Vapt Vupt Empresarial dentro da Unidade Padrão Vapt Vupt, na sede do órgão. O local é exclusivo para o atendimento de empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, centros de formação de condutores, credenciados, clínicas, médicos, psicólogos, permissionários e leiloeiros. Segundo o presidente, a partir de agora, o usuário pessoa jurídica não precisa mais dividir o atendimento com pessoas físicas.

“Essa segmentação criou diferenciais importantes, pois os parceiros do Detran-GO representam, muitas vezes, uma demanda grande de pessoas. Por outro lado, o cidadão comum não pode ficar na fila aguardando enquanto um empresário dá entrada em 100 processos de uma única vez”, explica.

De acordo com Manoel Xavier, as mudanças implementadas no órgão agilizam ainda mais a prestação de serviços, proporcionando economia de tempo e ganho em qualidade de atendimento. Ele reforça que, por dia, o Vapt Vupt Empresarial já atende aproximadamente 400 pessoas. Para ele, o avanço também representa o comprometimento do Detran-GO em prestar o melhor serviço possível ao usuário, seja ele pessoa física ou jurídica.

Elogios

Para Jader Neves, presidente da Associação dos CFCs do Estado de Goiás, o empresário, assim como qualquer cidadão comum, merece respeito por parte do poder público. “Por isso, é necessário reconhecer a importância das mudanças realizadas pelo Detran-GO ao longo deste ano. É bom lembrar ainda que o atendimento rápido e eficiente também ajuda a garantir a perenidade dos negócios. O tempo que o empresário perdia em filas, hoje, ele pode dedicar a outros assuntos de sua empresa”, afirma.

“Com toda certeza, a modernização e a descentralização do atendimento do Detran-GO são avanços históricos para Goiás e modelo para o restante do Brasil. Tal qual o Vapt Vupt, em breve serão copiados por outras unidades da Federação”, completa.

Outra importante novidade recente foi a abertura, no dia 11 de dezembro, da pista oficial de exame de direção veicular para que os postulantes à habilitação possam conhecer o percurso das provas. A iniciativa visa reduzir o nervosismo, que figura entre os principais fatores que contribuem para a reprovação dos candidatos durante o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pista da sede, em Goiânia, está liberada para os treineiros de domingo à sexta-feira. Durante a semana, ela poderá ser utilizada no período noturno, das 18 horas às 21 horas. No domingo, ficará aberta de 8 horas às 18 horas. Não será cobrada taxa de utilização da pista. A medida busca humanizar o processo e permitir que o examinado aplique seus conhecimentos com maior tranquilidade.

 

 

Deixe um comentário