Mobilidade urbana e segurança no transporte público são temas de reunião em Goiânia

Entre as ações destacadas estão a manutenção das tarifas em R$ 2,80, reajuste dos salários dos funcionários, monitoramento dos ônibus em tempo real pela internet, incremento de 91 veículos, retorno do Ganha Tempo e outros benefícios

Várias ações para a mobilidade pública na Região Metropolitana de Goiânia foram apresentadas em uma reunião nesta terça-feira (26/8). Chamado de Pacto Metropolitano pela Qualidade do Transporte Público, o projeto de implementação das propostas deve ser finalizado até o fim deste ano e prevê aprimoramentos, inclusive, na segurança dos passageiros. O tema destacado na reunião foi o “Olho no Ônibus”, sistema de monitoramento de segurança através de câmeras que serão instaladas em todos os veículos da Região Metropolitana.

O equipamento de filmagem será utilizado da seguinte forma: o usuário que perceber um crime dentro do veículo poderá enviar uma mensagem, citando dados como local, terminal e número do ônibus para a Central de Segurança da RMTC e a partir disto, as imagens do veículo serão checadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) que procederá com a investigação.

Entre as ações destacadas no fórum, estão a manutenção das tarifas em R$ 2,80, reajuste dos salários dos funcionários, monitoramento dos ônibus em tempo real pela internet, desoneração do ICMS sobre o diesel, incremento de 91 veículos, retorno do Ganha Tempo e outros benefícios.

Também foi destaque a criação dos corredores exclusivos para ônibus. De acordo com o especialista em marketing em transportes, Roberto Sganzerla, em entrevista ao Jornal Opção Online, os investimentos em mobilidade pública são uma tendência mundial, devido às novas ideias de desenvolvimento sustentável. “Priorizar o transporte coletivo contra o transporte individual é uma das ações principais para um desenvolvimento móvel sustentável. Com essas medidas, Goiânia, que já é uma cidade de vanguarda, vai ser enxergada pela sua mobilidade”, disse .

Participaram do evento representantes do Fórum de Mobilidade Urbana, do Fórum Empresarial de Goiás, da Secretaria da Segurança Pública, das concessionárias da RMTC e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.