Representantes da Prefeitura de Goiânia, liderados pelo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Geverson Abel, estão em Nova Delhi, na Índia, para participarem do 9º Smart Cities India Expo, que foi concluído nesta sexta-feira, 19. A equipe da Capital fez parte da comitiva integrada por líderes de cidades e estados brasileiros levada pela Câmara de Comércio Indo-Brasileira (CCIB).

Durante o evento, Geverson Abel visitou fábricas e empresas de Nova Delhi, além de ter participado de encontros com empresários, onde expôs um vídeo institucional com as características de Goiânia e fez uma apresentação sobre as principais vantagens para que as empresas invistam na capital goiana.

Em um desses encontros, foi fechado o protocolo de intenções com a multinacional Neozelandesa, Duco Consultancy, do ramo de tecnologia, que deve gerar mais de 500 empregos diretos em Goiânia. O Brasil será o sexto país onde essa empresa se instalará, sendo que já possui sedes na Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Índia e Ilhas Fiji.

A expectativa é de que integrantes da Duco venham a Goiânia já no próximo mês para conhecer o Polo Tecnológico da Sedec, localizado na Região Norte da Capital, onde será construída a estrutura para a instalação da multinacional. “É uma honra saber que Goiânia foi bem representada na Índia e que um dos resultados será a instalação de uma nova empresa no nosso município”, comemorou o prefeito Rogério, ao acrescentar que a capital goiana está sempre de portas abertas para investidores e empreendedores.

O secretário Geverson Abel, comemorou as tratativas e negociações avançadas com a multinacional. “A Duco é uma grande empresa do ramo tecnológico presente no mundo todo e que atende a outras gigantes e reconhecidas da área como Microsoft e IBM. É uma empresa que desenvolve softwares e componentes, fará investimentos em Goiânia, irá gerar empregos com mão de obra qualificada e fará a cidade se tornar referência por ser sua sede no Brasil”, ressaltou.

O titular da Sedec fez, ainda, um breve balanço do evento e dos resultados para Goiânia. “Nossa participação foi muito positiva, a Dulco Consultancy irá dar um impulso necessário para atrair mais empresas e startups para o desenvolvimento do nosso polo tecnológico. Também já temos conversas adiantas com outra empresa no ramo farmacêutico, por exemplo, com startups, de logística e distribuição”, comentou.

Geverson Abel avalia que os diferenciais de Goiânia chamaram muito a atenção na Índia. Pontos positivos como localização estratégica, qualidade de vida, número grande de áreas verdes, polos tecnológicos, incentivos e apoio do poder público, por exemplo.

9° Smart Cities India Expo
A exposição Smart Cities da Índia é um dos maiores eventos sobre modernização e desenvolvimento das cidades no mundo. A exposição reuniu mais de 55 mil pessoas de 40 países, com estandes, exposições, palestras, debates sobre economia sustentável e rodadas de negócios. A iniciativa envolve representantes governamentais do mundo todo com marcas e empresas, da indústria, principalmente da área tecnológica.

São iniciativas e projetos que buscam utilizar tecnologias inovadoras para aprimorar a qualidade de vida nas cidades indianas e do restante do mundo. Isso inclui a implementação de soluções inteligentes para o gerenciamento de tráfego, energia, resíduos e serviços públicos. O objetivo é criar ambientes urbanos mais eficientes, sustentáveis e conectados, aproveitando os avanços em tecnologia da informação e comunicação para enfrentar os desafios urbanos.