Na Cidade de Goiás, Marconi homenageia governadores, embaixadores e ministros

Governador Marconi Perillo (PSDB) concedeu homenagem a personalidades em cerimônia de transferência simbólica da capital do Estado para a antiga Vila Boa

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir desta segunda-feira (25/7), a Cidade de Goiás será, por três dias, a capital do Estado, em homenagem ao aniversário de 289 anos da fundação da antiga Vila Boa. Em cerimônia na manhã desta segunda, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) realizou a transferência simbólica com a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera a 111 personalidades.

Receberam homenagem o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e o Ministro da Cultura, Marcelo Calero, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Gasparini Terra, o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira de Oliveira e o Ministro das Cidades Bruno Araújo.

Além destes, também foram homenageados dez embaixadores, parlamentares, prefeitos, artistas e representantes da sociedade civil.

Marconi disse que essa é a 13ª vez em quatro mandatos que ele participa dessa cerimônia que eleva a cidade de Goiás. “Temos a honra de fazer da Cidade de Goiás uma vez mais a capital de nosso Estado. Goiás é nossa Cidade Eterna. Aos pés da Serra Dourada, Goiás preserva sua história para manter vivas as tradições, a cultura, as riquezas e a natureza exuberante que nos fazem únicos no Brasil e no mundo”, destacou.

Ele lembrou, durante discurso para cerca de 400 pessoas, que esta foi uma das mais expressivas  solenidades de transferência simbólica da capital que presidiu. “Tenho o orgulho de receber governadores, embaixadores, ministros, deputados, prefeitos. É por meio de relações republicanas que a avançamos”, destacou. Lembrou ainda o desenvolvimento econômico do Estado de Goiás nos últimos anos. “Em sintonia com suas tradições, nosso estado atravessou, nos últimos anos, fase de desenvolvimento econômico sem precedentes nas últimas décadas. Fomos o estado que mais cresceu e dividiu renda”.

A Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto número 479, de 24 de junho de 1975, com a finalidade de “agraciar pessoas físicas ou corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado de Goiás”. A condecoração, a mais alta honraria conferida pelo Governo de Goiás, é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Alexandre de Moraes, que falou em nome dos homenageados, ressaltou a parceria do governo federal com o Estado de Goiás. “É uma honra estar aqui e celebrar a parceria e integração entre o Governo Federal, Estadual e Municipal”, afirma o ministro da Justiça.

Desde ontem na antiga capital do Estado, Calero utilizou as redes sociais para prestar homenagens à Cidade de Goiás. “Todos os anos a capital de Goiás é transferida de Goiânia para a histórica Cidade de Goiás, no dia de seu aniversário. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o centro histórico remete aos tempos da produção de ouro e tem como um dos principais pontos de visitação a casa da poeta Cora Coralina”.

Na noite do último domingo, o ministro da Cultura foi recebido pelo governador Marconi Perillo e a primeira dama Valéria Perillo no Palácio Conde dos Arcos, participou da missa campal.

Também estiveram presentes na cerimônia o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) e o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB).  Richa disse que, como governador do Paraná, tem procurado se inspirar nos programas sociais adotados pelo governador de Goiás. O governador paranaense chegou à Cidade de Goiás ontem à noite, onde pernoitou e aproveitou para conversar informalmente com moradores da cidade.

O governador Jackson Barreto, de Sergipe, agradeceu a homenagem recebida e destacou a liderança política de Marconi. “O Estado de Goiás presta uma homenagem a uma cidade que deixou a todos nós encantados”, afirmou, conclamando Marconi a continuar na vida pública. Jackson Barreto disse que Sergipe acompanha o trabalho de Marconi, “que sem dúvida alguma é uma grande estrela para o nosso País”.

Para a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), Marconi é “amigo e parceiro na busca pela unidade administrativa e na conjugação de esforços, sempre com o objetivo de beneficiar a Cidade de Goiás”.

Em discurso, o governador de Goiás ressaltou a importância da antiga capital para o Estado e a justa homenagem. “Pela terceira vez em quatro mandatos, temos a honra de fazer da Cidade de Goiás uma vez mais a capital do nosso Estado,” afirmou o governador. “É um reconhecimento do povo goiano e do governo Goiás”.

Marconi garantiu que o governo estadual continuará investindo em infraestrutura e cultura para que a cidade possa ter sustentabilidade e vida própria economicamente.

Ainda nesta segunda-feira (25), foi anunciada a instalação no município de uma unidade da Goiás Fomento para incentivo do financeiro dos pequenos, médios, micro empresários e empreendedores individuais.

Ainda com agenda na capital provisória, na próxima terça-feira (26/7), o governador Marconi Perillo participa da cerimônia de lançamento da 18ª Edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), no Palácio Conde dos Arcos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.