Ministro Wellington Dias visita Cras do bairro Floresta, em Goiânia
31 outubro 2023 às 18h19


COMPARTILHAR
Em Goiânia, na manhã desta sexta-feira,31, o ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), participou de duas agendas na capital.
A primeira aconteceu às 8h30 em assinatura do termo de adesão de Goiás ao Plano Brasil sem Fome, do governo federal. O evento aconteceu durante a Vll Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Vll Cesan), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa). Estiveram presentes, além do ministro, o governador Ronaldo Caiado, o prefeito Rogério Cruz e outras autoridades.
O segundo compromisso do ministro foi uma visita técnica ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Floresta, região noroeste de Goiânia. Na companhia do prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), da secretária de Desenvolvimento Social e Humano (Sdhs), Maria Yvelônia, deputado estadual Mauro Rubem (PT) e de outras autoridades, Welligton Dias pontuou que a recomendação do presidente Lula “é dar a mão a todos os municípios, aos Estados e a entidades da sociedade civil. “Independentemente de qualquer disputa política, precisamos ajudar a quem precisa.”
Welligton Dias assegurou que não faltará financiamento para os Cras, com o objetivo de fornecer atendimento mais especializado à população carente. O ministro elogiou as dependências do Centro e a horta comunitária que é cultivada pelas mulheres participantes do projeto.
“Boas novas”
O prefeito de Goiânia afirmou que o ministro trouxe boas notícias que melhoraram ainda mais o trabalho da Prefeitura nessa área. “Todos sabem que o social é a nossa marca, o quanto temos trabalhado para minimizar o sofrimento da população mais vulnerável. É gratificante receber o ministro e ainda trazendo boas novas. “
Maria Yvelônia ratifica que o prefeito cultiva o respeito a todos e por esse motivo existe uma boa parceria entre a Prefeitura e o governo federal. “ A Presença do ministro aqui no Cras visitando a rotina de trabalho, conhecendo a nossa horta que é um orgulho para nós; conhecer o projeto mamãe bebê e nosso serviço de convivência, além da panificação própria do Cras, foi muito importante. Assim o ministro poderá compreender como é o dia a dia de um Cras. “
José Nilton Ribeiro de Sousa é o coordenador do Cras e esclareceu quais os serviços oferecidos para a comunidade dentro do Centro de Referência Social. “A nossa porta de entrada é o Bolsa Família, além do atendimento ao idoso, à criança e ao adolescente. São 30 idosos pela manhã e mais 30 à tarde, que praticam pilates e zumba, e ainda fornecemos cestas básicas.”
A aposentada Elisa Alves Prates, 82 anos, é frequentadora do Cras e se diz muito satisfeita. “Já faz cinco anos que participo das atividades oferecidas aqui, não perco um dia. A gente chega a uma certa idade que não pode ficar parado, se não entreva tudo. Conheço pessoas mais novas que eu que não consegue nem ficar em pé. Sou muito agradecida”, completa.
Leia também:
Goiás entra no “Plano Brasil sem Fome” para auxiliar 850 mil goianos