Ministro do TCU e ex-presidente da Câmara são alvos de operação da Polícia Federal

Ministro Vital do Rêgo e deputado Marco Maia são suspeitos de cobrar propina de empreiteiros na CPI da Petrobrás

Então senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o deputado Marco Maia (PT-RS) durante oitiva da CPMI da Petrobras, em julho de 2014 | Foto: Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

Então senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o deputado Marco Maia (PT-RS) durante oitiva da CPMI da Petrobras, em julho de 2014 | Foto: Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta segunda-feira (5/12) mandados de busca e apreensão nas residências do ministro do Tribunal de Contas da União e ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e do deputado federal e ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT).

Agentes cumpriram diligências em Brasília (DF), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB).

Os dois políticos são suspeitos de negociar propina com empreiteiros da Petrobras para impedir suas convocações na CPMI do Congresso Nacional que investigava irregularidades na petroleira em 2014. Na época, Vital era o presidente da CPI e Maia era o relator.

O inquérito apura se parlamentares teriam solicitado a empresários contribuição financeira para que não fossem convocados a prestar depoimento na CPMI. Os executivos afirmam ter repassado valores superiores a R$ 5 milhões para evitar retaliações e contribuir com campanhas eleitorais.

Em maio, o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, tinha autorizado abertura de inquérito para investigar o envolvimento de ambos na Lava Jato com base na delação premiada no senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS).

A Operação Deflexão faz referência ao verbo defletir, que significa provocar mudança ou alteração no posicionamento normal de algo. Uma alusão ao fato de que, mediante propina, empreiteiros investigados passaram à condição de blindados de uma eventual responsabilização.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Lita Carneiro

Confesso até então desconhecer o verbo ‘DEFLETIR”. Se se trata de provocar mudança ou alteração no posicionamento normal de algo, então que o ex-senador e atual ministro do TCU Vital do Rego, (PT PB) e o ex- presidente da Câmara, atual deputado Marco Maia, (PT-RS) venham a ser “DEFLETIDOS” da vida pública.