Ação da Secretaria Estadual de Saúde tem visitado todos os imóveis de todas as cidades goianas em combate aos criadouros do mosquito

Prefeitos e secretários de saúde dos 246 municípios goianos reúnem-se na próxima quarta-feira (9/3), para avaliar o segundo ciclo de visitas a domicílios da força-tarefa Goiás Contra o Aedes. O encontro e terá a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro; do governador Marconi Perillo (PSDB); e do secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

A força-tarefa, em sua segunda fase, tem a meta de vistoriar, por seis vezes, apenas no primeiro semestre, todos os imóveis do Estado, além de conscientizar a população para o trabalho contínuo de combate a criadouros e erradicar o mosquito em Goiás.
As visitas são realizadas pelos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Corpo de Bombeiros Militar. O primeiro ciclo ocorreu em janeiro e o segundo, em fevereiro.

operação, o ministro e o governador avaliarão conjuntamente o enfrentamento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti e os desafios da Saúde Pública do País, na erradicação do mosquito. Na ocasião, também serão entregues aos prefeitos os mapas de vigilância e eliminação de focos de suas cidades.

Certificação de municípios
O governador Marconi Perillo assinará um decreto que estabelecerá os critérios para certificação de municípios livres do Ades aegypti e os parâmetros para definição de Índices de Infestação Predial (IIP) no Estado. O certificado terá prazo de seis meses. A inspeção para sua emissão será feita por técnicos da Regionais de Saúde ou Nível Central da Secretaria. O município certificado receberá a contrapartida estadual em dobro para os meses de julho e dezembro de 2016. (Com informações SES)