Ministro da Educação vai ao Senado explicar falhas no Enem 2019

Weintraub será sabatinado por senadores sobre o erro nas notas de cerca de 5.900 alunos 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participa de audiência na Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira, 11, a partir das 11h, para prestar esclarecimentos sobre os problemas na correção do Enem 2019.

Os requerimentos foram apresentados por senadores de oposição ao governo, como Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Humberto Costa (PT-PE) e a ida do ministro para explicar como as notas de cerca de 5.900 alunos foram mostradas erroneamente é voluntária.

De acordo com o MEC, o problema ocorreu na impressão das provas pela gráfica Valid. De acordo com Alexandre Lopes, presidente do Inpe, órgão que aplica o Enem, houve uma falha nos códigos de barra de identificação do gabarito, que relaciona o candidato à cor da prova feita por ele.

O caso gerou uma desconfiança geral com o exame, que é usado como critério de seleção em universidades públicas e privadas e para concessão de bolsas do governo.

Na audiência, Weintraub também deve ser questionado sobre seus planos para a educação brasileira. O documento sobre a audiência diz que o MEC “não apresentou planejamento para o ano e diversas metas do Plano Nacional de Educação estão atrasadas e sem cronograma de ação para atingi-las”. (Com informações da Exame)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.