Ministro da Comunicação pede demissão e deixa governo

Thomas Traumann sai da Secretaria de Comunicação Social da Presidência após a divulgação de um documento interno com críticas à comunicação do governo

Ministro é o segundo a deixar governo em menos de uma semana | Foto: Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Ministro é o segundo a deixar governo em menos de uma semana | Foto: Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A Presidência da República confirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira (25/3), a saída do ministro Thomas Traumann do comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Na nota, a presidente agradeceu a competência do ex-ministro.

“A presidente agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”, diz o texto divulgado pela Secretaria de Imprensa da Presidência. Ainda de acordo com a nota, Dilma aceitou o pedido de demissão de Traumann.

A saída do chefe da Secom foi anunciada pouco mais de uma semana após a divulgação de um documento interno da secretaria pelo jornal O Estado de S. Paulo. No documento, o ex-ministro analisava a comunicação do governo em três partes: Onde estamos; Como chegamos aqui e Como virar o jogo?

De acordo com o documento divulgado, o ministro criticava a comunicação e a atuação do PT em defesa do governo, mas falava que era possível contornar a situação, ainda que não fosse fácil “virar o jogo”, apontando que a entrevista presidencial realizada no dia 16/3 teria sido um “excelente início”. Dilma teria dado um “rumo novo” na comunicação do governo, o que não poderia parar.

Ainda não foi divulgado quem será o responsável por substituir Thomas Traumann no comando da pasta.

Traumann é o segundo a deixar o governo Dilma em uma semana, já que o ex-ministro da Educação Cid Gomes deixou a pasta na última quarta-feira (18), após se envolver em uma confusão com a Câmara dos Deputados. Na quinta-feira (19), a presidente chegou a comentar que a mudança do comando da Educação era “pontual” e não havia perspectiva de alterar mais cargos no governo.

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.