Ministro dos Transportes, Renan Filho anunciou, nesta segunda-feira, 23, a abertura de um decreto emergencial para reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, ainda neste ano, após parte da estrutura ceder, no último domingo, 22. Renan Filho também revelou a abertura de uma sindicância para apuração dos responsáveis pelo desastre que provocou mortes.

Uma morte foi confirmada e 16 pessoas seguem desaparecidas após o trecho da ponte entre Tocantins e Maranhão desabar. Vídeos mostram o exato momento em que a estrutura cede, causando desespero nos presentes no local [veja aqui].

O ministro esteve no Maranhão, acompanhado do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, para vistoriar o local do desabamento. Também estiverem presentes o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador de Tocantins, Wanderley Barbosa.

“Estamos com emergência decretada para contratar a reconstrução da ponte ainda dentro do exercício de 2024. Isso será um trabalho de muita resolutividade por parte do Ministério dos Transportes para que se consiga ter esta obra no que concerne não apenas à reconstrução, mas também à retirada dos escombros, avaliação dos danos causados, acompanhamento da obra e a execução das futuras obras”, declarou Renan Filho.

Leia também: Ponte da década de 60 que liga o Tocantins ao Maranhão cai e deixa vítimas, neste domingo; video

Ainda segundo o ministro dos Transportes, uma nova estrutura será entregue em 2025, assim como as obras necessárias a sua plena operação. “Além do contrato neste ano esperamos nos primeiros dias de 2025 dar ordem de serviço para todas as obras de engenharia que serão feitas aqui, com o compromisso de entregar esta ponte em 2025″, concluiu.

Sindicância

Durante a visita, Renan Filho prestou solidariedade aos familiares das vítimas e pessoas que vivem nas cidades de Estreito e Aguiarnópolis, e assumiu o compromisso com a apuração das causas e responsáveis pelo desastre.

“Temos várias interdições de obras de arte especial. O Brasil tem mais de nove mil obras de arte especial, pontes, viadutos, túneis, todos monitorados justamente para evitar coisas como o que aconteceu aqui e a recuperação dessas obras. Então a sindicância é importante para apurar as causas do que houve e responsabilização devida.”

Trecho de ponte desabou, causando morte e desaparecidos | Foto: Divulgação