Ministra do Meio Ambiente vem a Goiás para apresentar “diagnóstico” dos recursos hídricos do Estado

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, ainda serão lançados dois editais de programas de proteção de nascentes

Ministra do Meio Ambiente vem a Goiânia lançar o Plano Estadual de Recursos Hídricos | Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Ministra do Meio Ambiente vem a Goiânia lançar o Plano Estadual de Recursos Hídricos | Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Na próxima quinta-feira (26/3), a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) recebe a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para apresentarem o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). De acordo com Vilmar Rocha, titular da Secima, o PERH é a “radiografia” da água em Goiás.

“O Plano traz  para nós como estão os recursos hídricos no Estado, com diagnóstico e prognóstico. Como está neste momento e como estará daqui 20 anos”, explicou o secretário.  O PERH é uma parceria da Secima com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.

O evento, que comemorará o Dia Mundia da Água, será realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer e contará ainda com as presenças do presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, e do governador Marconi Perillo (PSDB).

Na ocasião também vai ser lançado o edital do programa Produtor de Água. O programa objetiva estimular o produtor a adotar práticas que contribuam para preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e redução da erosão. As ações do Produtor de Água devem ser desenvolvidas na bacia do João Leite e têm investimento de R$ 3 milhões.

Outro edital a ser lançado é o do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) que também conta com investimentos de R$ 3 milhões e busca proteger as nascentes através do reflorestamento de áreas degradadas. Diferentemente do Produtor de Água, este programa beneficia produtores de outras regiões, prefeitura e a sociedade civil.

*Com informações da assessoria de comunicação da Secima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.