Em comemoração ao Dia Mundial da Água, ainda serão lançados dois editais de programas de proteção de nascentes

Ministra do Meio Ambiente vem a Goiânia lançar o Plano Estadual de Recursos Hídricos | Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Na próxima quinta-feira (26/3), a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) recebe a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para apresentarem o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). De acordo com Vilmar Rocha, titular da Secima, o PERH é a “radiografia” da água em Goiás.
“O Plano traz para nós como estão os recursos hídricos no Estado, com diagnóstico e prognóstico. Como está neste momento e como estará daqui 20 anos”, explicou o secretário. O PERH é uma parceria da Secima com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano.
O evento, que comemorará o Dia Mundia da Água, será realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer e contará ainda com as presenças do presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, e do governador Marconi Perillo (PSDB).
Na ocasião também vai ser lançado o edital do programa Produtor de Água. O programa objetiva estimular o produtor a adotar práticas que contribuam para preservação das nascentes, melhoria da qualidade da água e redução da erosão. As ações do Produtor de Água devem ser desenvolvidas na bacia do João Leite e têm investimento de R$ 3 milhões.
Outro edital a ser lançado é o do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema) que também conta com investimentos de R$ 3 milhões e busca proteger as nascentes através do reflorestamento de áreas degradadas. Diferentemente do Produtor de Água, este programa beneficia produtores de outras regiões, prefeitura e a sociedade civil.
*Com informações da assessoria de comunicação da Secima
Deixe um comentário