Ministério da Saúde planeja recontar número de mortos por Covid-19 no Brasil

Pasta acredita que diversas pessoas estão morrendo por outras doenças e acabam sendo registrados como vítimas do coronavírus. Além disso, também se cogita a possibilidade de Estados e municípios estarem manipulando os dados a fim de garantirem acesso a recursos federais

Foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Agência O Globo

O Ministério da Saúde planeja passar um pente fino nas estatísticas relacionadas ao número de mortos pela Covid-19 no Brasil. Acontece que a pasta acredita que diversas pessoas estão morrendo por outras doenças e acabam sendo registrados como vítimas do coronavírus.

Segundo informado pelo jornal Estadão, há, ainda, uma cúpula da pasta que acredite na possibilidade de Estados e municípios estarem manipulando os dados a fim de garantirem acesso a recursos liberados pelo Governo Federal para enfretamento da doença.

Em entrevista à coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, o indicado a secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde disse que o órgão vai recontar o número de mortos no Brasil vítimas do coronavírus porque os dados atuais seriam “fantasiosos ou manipulados”.

Ainda de acordo com a reportagem, Wizard afirmou que a intenção não é desenterrar os mortos e sim “rever os critérios dessas mortes”. Vale lembrar que recentemente o presidente da República, Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais que “outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e a confirmação diagnóstica”, sem especificar quais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.