Atualmente, além das pessoas a partir de 50 anos, o reforço se estende a profissionais de saúde e imunossuprimidos

O Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população com mais de 18 anos. De acordo com O Globo, ainda está em avaliação se parte dos adultos terá de se imunizar em clínicas particulares.

O reforço deve ser aplicado com os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca quatro meses após a terceira dose do esquema vacinal primário. A previsão é de que o anúncio oficial seja feito nesta semana. Atualmente, além das pessoas a partir de 50 anos, a quarta dose se estende a profissionais de saúde e imunossuprimidos. A pasta ainda avalia uma 3ª dose para crianças de 5 a 11 anos. No momento, essa faixa etária recebe apenas duas doses da vacina aumentando a imunização desse público.

No geral, as decisões serão tomadas por conta do comportamento do vírus. Está previsto ainda para a próxima semana semana baixar a aplicação da 4ª dose de 50 para 40 anos.

Outro ponto de observação dos técnicos da saúde é que a procura por doses de reforço no Brasil está estagnada, principalmente em crianças de 5 a 11 anos. As doses de reforço também não estão alcançando a cobertura necessária para diminuir a circulação do vírus.

*Com informações do O Globo