Dois casos suspeitos de coronavírus são investigados em Goiás

Um casal apresentou os sintomas da doença. Eles não estão hospitalizados, mas seguem monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV) / Foto: DivulgaçãoA Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde de hoje que há no estado dois casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Um homem e uma mulher apresentaram sintomas e estão agora em investigação. Ambos tiveram amostras de sangue coletadas para que seja realizado os exames de confirmação da presença do vírus.

A confirmação de que ainda surgiram dois novos casos suspeitos foi divulgada por meio de nota na tarde dessa sexta-feira, 28.  No comunicado o governo disse “que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo MS para a identificação de novos registros”.

Boletim

Em boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitos de coronavírus em Goiás registra cinco pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, informou que o ministério não considerou os três casos já descartados pelo laboratório em Goiânia, pois os procedimentos e horários para informações dos boletins das secretarias dos estados e do ministério são distintos.

Dois dos casos suspeitos em Goiás estavam relacionados a pessoas que estiveram recentemente na Itália. Estes, portanto, já tiveram resultados negativos para coronavírus. Os pacientes suspeitos em Goiás, de acordo com o protocolo, são encaminhados para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, e tem os exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Com os casos já descartados e ainda não acatados pelo ministério, dois ainda estão sob investigação.

As últimas informações do Ministério da Saúde são de que, em todo o país, há 182 casos suspeitos de coronavírus. Outras 71 suspeitas já foram descartadas pelo monitoramento.

O secretário de Vigilância da Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a partir da próxima semana a pasta também divulgará os “casos prováveis” para incluir as pessoas que têm contato com casos já confirmados. Segundo Oliveira, nestes casos não será necessária a realização de exames laboratoriais para confirmação da doença, que poderá ser confirmada apenas por critérios clínico-epidemiológico.

Nota da Secretária Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há dois casos suspeitos do novo coronavírus em Goiás, sendo um homem e uma mulher, que já tiveram material coletado para exames e não estão hospitalizados.

Dos cinco casos considerados suspeitos no Estado pelo Ministério da Saúde, três já foram descartados. Somente na tarde desta sexta-feira, 28, os resultados dos três exames negativos foram disponibilizados no sistema do MS, por isso não foram descartados na apresentação do Governo Federal.

Por fim, a SES-GO informa que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo MS para a identificação de novos registros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.