COMPARTILHAR

Um casal apresentou os sintomas da doença. Eles não estão hospitalizados, mas seguem monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV) / Foto: DivulgaçãoA Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde de hoje que há no estado dois casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Um homem e uma mulher apresentaram sintomas e estão agora em investigação. Ambos tiveram amostras de sangue coletadas para que seja realizado os exames de confirmação da presença do vírus.

A confirmação de que ainda surgiram dois novos casos suspeitos foi divulgada por meio de nota na tarde dessa sexta-feira, 28.  No comunicado o governo disse “que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo MS para a identificação de novos registros”.

Boletim

Em boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitos de coronavírus em Goiás registra cinco pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, informou que o ministério não considerou os três casos já descartados pelo laboratório em Goiânia, pois os procedimentos e horários para informações dos boletins das secretarias dos estados e do ministério são distintos.

Dois dos casos suspeitos em Goiás estavam relacionados a pessoas que estiveram recentemente na Itália. Estes, portanto, já tiveram resultados negativos para coronavírus. Os pacientes suspeitos em Goiás, de acordo com o protocolo, são encaminhados para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, e tem os exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Com os casos já descartados e ainda não acatados pelo ministério, dois ainda estão sob investigação.

As últimas informações do Ministério da Saúde são de que, em todo o país, há 182 casos suspeitos de coronavírus. Outras 71 suspeitas já foram descartadas pelo monitoramento.

O secretário de Vigilância da Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que a partir da próxima semana a pasta também divulgará os “casos prováveis” para incluir as pessoas que têm contato com casos já confirmados. Segundo Oliveira, nestes casos não será necessária a realização de exames laboratoriais para confirmação da doença, que poderá ser confirmada apenas por critérios clínico-epidemiológico.

Nota da Secretária Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há dois casos suspeitos do novo coronavírus em Goiás, sendo um homem e uma mulher, que já tiveram material coletado para exames e não estão hospitalizados.

Dos cinco casos considerados suspeitos no Estado pelo Ministério da Saúde, três já foram descartados. Somente na tarde desta sexta-feira, 28, os resultados dos três exames negativos foram disponibilizados no sistema do MS, por isso não foram descartados na apresentação do Governo Federal.

Por fim, a SES-GO informa que monitora sistematicamente suspeitas de novos casos, seguindo rigorosamente os critérios definidos pelo MS para a identificação de novos registros.