Aos 107 anos, militante do PCB em Goiás recebe homenagem

Clóvis Bueno ajudou a fundar o partido na cidade, onde vive atualmente. Também participou de lutas camponesas pelo interior de Goiás

Nascido em Maranguape, no Ceará, Clóvis receberá homenagem em Anápolis | Foto: Reprodução/Prefeitura de Anápolis

Nascido em Maranguape, no Ceará, Clóvis receberá homenagem em Anápolis | Foto: Reprodução/Prefeitura de Anápolis

O histórico militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Goiás Clóvis Bueno Monteiro, de 107 anos, vai receber a medalha Dinarco Reis na noite da próxima quarta-feira (23/7), em cerimônia no Colégio Galileu, em Anápolis. A homenagem agendada para as 19h é concedida anualmente a integrantes que marcaram época ao longo dos 92 anos do partido.

Ex-soldado do Exército na década de 20, ele testemunhou períodos turbulentos da Revolução de 30 e da ditadura de Getúlio Vargas. Nascido em Maranguape, no Ceará, em 30 de novembro de 1907, Clóvis foi registrado originalmente como César Carlos de Almeida. Após ficar preso por dois anos em um quartel no Rio de Janeiro, passou por várias cidades de São Paulo e Minas Gerais.

Exerceu a função de agrimensor em trechos de rodovias que ligam cidades goianas como Marzagão, Caldas Novas e Corumbaíba — onde conheceu a esposa, Abissínia Bueno Monteiro, com quem está até hoje. Além de ajudar a organizar o PCB em Anápolis e Pires do Rio, envolveu-se nas lutas camponesas de Trombas e Formoso. Foi um dos fundadores do MDB e trabalhou para eleger Henrique Santillo. Também auxiliou na criação do PT em Anápolis, sendo o primeiro presidente.

Resgate

Para Marta Jane, candidata ao governo estadual, a importância da homenagem vai além da participação de Clóvis na fundação do PCB. “Sobretudo pelas lutas a favor da classe trabalhadora e da atuação dele em momentos difíceis do país”, argumentou. Ela ainda cita que a entrega da medalha resgata a história do militante centenário e demonstra o reconhecimento das atuais gerações aos antigos integrantes do movimento.

Outra comunista de renome, Dona Dirce receberá visita em sua residência nesta tarde, no Parque Amazônia, em Goiânia. O secretário-geral nacional da sigla, Ivan Pinheiro, vai prestigiar os dois eventos. Antes, participa de reunião do comitê regional.

Dinarco Reis, o Dinarquinho, filho do militante que dá nome à homenagem, também vai cumprir agenda ao lado de Marta Jane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.