Milhares de moradores de Vitória fazem Caminhada pela Paz
12 fevereiro 2017 às 14h57

COMPARTILHAR
Segundo o prefeito da capital capixaba, mais de cinco mil pessoas compareceram neste domingo (12) para mostrar que superaram a “semana de trevas”

Na manhã deste domingo (12/2), milhares de moradores de Vitória, capital do Espírito Santo (ES), participaram da Caminhada pela Paz. Com cartazes, camisetas e balões brancos, os capixabas que estiveram na orla da Praia de Camburi pediram o retorno à normalidade após os nove dias de paralisação dos policias militares no Estado.
[relacionadas artigos=” 86729, 86579 “]
Os policiais estão retornando ao trabalho de forma gradativa. Neste domingo (12), já eram 875 patrulhando as ruas das cidades do ES. Além disso, as Forças Armadas e a Força Nacional continuam no Estado, o que faz com que os capixabas comecem a retomar suas rotinas. Porém as mulheres e mães de policiais militares continuam acampadas em frente aos batalhões impedindo a saída de viaturas e de agentes em protesto por melhorias salariais.
Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), o objetivo do ato é fazer que as famílias voltem a ocupar os espaços públicos da capital capixaba. “A vida no Espírito Santo é a cidade ocupada pelas famílias, os capixabas nas praias, andando de bicicleta, caminhando. É importante que essas imagens rodem o mundo e mostrem que os capixabas superaram essa semana de trevas que nós passamos”.
O prefeito informou que na segunda-feira (13) serão retomadas grande parte das atividades da rede municipal de ensino, das unidades de saúde e das repartições públicas. “A ideia é que a gente vá voltando ao normal gradativamente. A presença de mais de 5 mil pessoas aqui [na caminhada] mostra que este é um sentimento de todos nós: queremos retomar as nossas vidas”, acrescentou.
Homicídios
O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo informou que foram registrados 142 homicídios no estado desde sábado da semana passada (4) até as 10h deste domingo (12). O maior número de mortes violentas foi contabilizado na segunda-feira (6), com 40 homicídios. Neste sábado (11), houve dois homicídios.
A Secretaria estadual de Segurança Pública não divulgou até o momento um balanço das ocorrências desde o início da paralisação dos policiais militares. (Informações da Agência Brasil)