A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou neste sábado, 27, que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico para realizar um novo procedimento médico. Segundo ela, Bolsonaro foi submetido a um bloqueio do nervo frênico, indicado para o tratamento de soluços persistentes.

Em publicação nas redes sociais, Michelle afirmou que o procedimento busca interromper um quadro que se arrasta há cerca de nove meses. “Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo”, escreveu. Ela também relatou que o ex-presidente enfrenta “meses de luta e angústia com soluços diários”.

O bloqueio do nervo frênico é uma técnica médica utilizada em casos específicos de soluços persistentes, quando tratamentos convencionais não apresentam resultado. O procedimento reduz temporariamente a atividade do nervo responsável pelo controle do diafragma e costuma ser realizado com anestesia local, guiado por imagem.

Na semana passada, uma perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística apontou que o bloqueio do nervo frênico era tecnicamente adequado e deveria ser feito com brevidade, diante do impacto clínico do quadro apresentado por Bolsonaro.

Na quinta-feira, 25, o ex-presidente já havia passado por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. O procedimento, que durou cerca de três horas e meia, foi solicitado pela defesa e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A equipe médica acompanha a evolução do quadro clínico, mas, até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o resultado do novo procedimento.

Leia também

Cirurgia de Bolsonaro é concluída após autorização do STF