A Prefeitura de Goiânia conquistou quatro prêmios no Connected Smart Cities 2025, realizado em São Paulo entre os dias 23 e 25 de setembro. O destaque ficou por conta da tecnologia de metronização no transporte coletivo, implantada na gestão do prefeito Sandro Mabel, que garantiu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. A inovação, inédita no Brasil, reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus nos trechos em que já foi implementada.

Além do prêmio principal, Goiânia também obteve o 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente na região Centro-Oeste, o 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities Centro-Oeste e ainda conquistou o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro, que avalia o engajamento dos municípios em práticas inovadoras.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, que recebeu a premiação em São Paulo, destacou que o reconhecimento reforça a estratégia da gestão. “O investimento que a gestão tem feito no transporte público em Goiânia gera resultados impactantes e isso é reconhecido nacionalmente como uma solução que contribui com a mobilidade urbana sustentável, favorecendo diretamente o usuário. Metronização no transporte público só Goiânia que tem”, comemorou.

O prefeito Sandro Mabel celebrou os resultados obtidos em São Paulo, ressaltando que a cidade está no rumo certo ao priorizar responsabilidade e tecnologia. 

“É motivo de orgulho ver Goiânia reconhecida nacionalmente pela forma como estamos conduzindo. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Seguiremos trabalhando com responsabilidade, planejamento e tecnologia, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida de todos os goianienses”, afirmou.

Selo Ouro e critérios internacionais

Outro marco da participação goiana no congresso foi a conquista do Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro, que avalia o envolvimento das cidades em cinco dimensões estratégicas: mobilidade, meio ambiente, governança, tecnologia e inovação.

A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Almeida, explicou que a conquista coloca Goiânia em um patamar de excelência técnica. “Receber este selo comprova que Goiânia está alinhada a critérios técnicos de excelência, como os definidos pelas normas ISO internacionais, e preparada para avançar na construção de uma cidade mais sustentável e inteligente”, afirmou.

O Ranking Connected Smart Cities, que analisou 75 indicadores em diferentes áreas, reforçou o posicionamento da capital no cenário nacional. O levantamento é considerado um dos mais relevantes do país quando o assunto é desenvolvimento urbano inteligente.

No evento, o secretário particular do prefeito, Ariel Viveiros, representou o Executivo e destacou que os resultados vão além da tecnologia. “Nosso foco é a qualidade de vida das pessoas. Cada minuto a menos no trânsito significa mais tempo com a família, mais produtividade no trabalho e mais bem-estar no dia a dia. É isso que norteia as ações da Prefeitura de Goiânia”, disse.

A participação de Goiânia no congresso também contou com o secretário de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, que ressaltou como a tecnologia tem sido usada para enfrentar desafios urbanos.

“Trabalhamos para que a tecnologia seja uma aliada no dia a dia do cidadão, trazendo soluções que melhoram a mobilidade, fortalecem a governança e tornam a cidade mais conectada e preparada para os desafios do futuro”, destacou.

Leia também:

Goiânia se torna a 1ª capital a adotar metronização no transporte coletivo