Mesmo com o fim das chuvas, prefeitura não avança obras do lago do Parque Cascavel
13 maio 2018 às 10h15

COMPARTILHAR
Há mais de 15 dias sem chover, não foram encontradas máquinas da gestão Iris trabalhando

O Parque Cascavel, localizado no bairro Jardim Atlântico, em Goiânia, passa por um período de obras há mais de um ano. Devido ao tamanho do local e problemas recorrentes com o assoreamento do córrego de mesmo nome, as intervenções são frequentes. O trabalho funciona através de uma parceria público privada entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO).
Em março, as obras foram paralisadas por conta das chuvas. No entanto, moradores da região reclamam que há cerca de duas semanas, mesmo com período de estiagem, ninguém é visto trabalhando no local.
[relacionadas artigos=”18355″]
O Jornal Opção visitou o parque durante os últimos 15 dias e confirmou que a obra no parque não tem avançado.
Na área onde o parque é utilizado por moradores, com pistas de caminhadas, quiosques, playground e um deck de madeira, o córrego está quase assoreado novamente, pondo em risco o leito. Neste local, de acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a obra está acontecendo e há homens trabalhando, o que não foi confirmado pela reportagem.
Já em uma outra área do parque, onde hoje há só mato, a planta do projeto aponta que deveria haver um local de estacionamento para carros, recomposição florística e espaços de lazer. Há meses a obra desta parte do parque não é retomada.
O gerente de parques e unidades de conservação, José Ricardo da Silva, explicou que uma galeria está sendo construída. “É uma barreira de contenção, para evitar que detritos cheguem ao lago”, disse. O problema é que isso havia sido prometido em agosto de 2017 quando houve uma divulgação sobre a revitalização do parque.
Agora, de acordo com José, a previsão é de que essa galeria que impedirá o assoreamento total do córrego seja concluída em setembro deste ano. Sobre a outra parte do parque, não há previsões.
De acordo com o engenheiro Maurício Bosco, que mora em um dos prédios que ficam em frente ao Parque Cascavel, o processo de construção de uma galeria como a que está sendo feita é realmente muito complexa.
“Apesar disso, o tempo de conclusão da obra varia muito de acordo com a quantidade de trabalhadores e a experiência que eles, ou a pessoa que os coordena, têm”, disse o engenheiro, que afirmou que a obra já poderia ter sido concluída.