O Mercado SAPI, reconhecido como o principal evento de economia criativa do setor audiovisual no Centro-Oeste, anunciou a abertura de inscrições para uma série de atividades voltadas a profissionais da área. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024, no Hub Goiás, em Goiânia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis para o público em geral e oferece oficinas, masterclasses e o programa de aceleração “Produtoras In Foco”.

Entre as atividades programadas está a masterclass de Pedro Belchior, um especialista com 15 anos de experiência na indústria do entretenimento. Membro da Academia Brasileira de Cinema e do iEmmy, Belchior apresentará “Do Criativo ao Público: Produção de Conteúdo Original no Brasil”. Nesta apresentação, ele abordará o equilíbrio entre o processo criativo e as expectativas do público, além de discutir tendências e marketing no setor.

Outra profissional que marca presença no evento é Shirlene Paixão, que irá ministrar a masterclass “Direção Criativa: Do conceito às telas”. Com experiência em canais como Band, TV Brasil e Globoplay, ela vai compartilhar seu processo criativo, desde o desenvolvimento inicial de uma ideia até a edição final de obras audiovisuais. Sua abordagem se concentra em narrativas que ressignificam imaginários sociais.

O evento também contará com a oficina de Kiripuku, cineasta Terena e idealizador da Associação Cultural de Realizadores Indígenas – ASCURI. Kiripuku trará uma perspectiva sobre a produção audiovisual indígena, abordando o tema “Audiovisual e Mídias Sociais: O jeito de ser indígena além do território”. Esta oficina tem como objetivo expandir a visão sobre as mídias sociais utilizando linguagens ancestrais e contemporâneas.

Verônica Aquino, advogada com mais de 20 anos de experiência na área cultural, será a responsável pela oficina “Sem Juridiquês: liberação de música para obra audiovisual”. Aquino, que é especialista em Política, Gestão e Produção Cultural, compartilha seu domínio sobre a coordenação de projetos fonográficos e editoriais, além de aspectos legais da indústria.

O programa “Produtoras In Foco” busca acelerar o desenvolvimento de produtoras no setor audiovisual. Os participantes terão acesso a palestras, consultorias e encontros com especialistas, com o objetivo de estruturar ou abrir uma empresa e desenvolver uma carteira de projetos. As inscrições para esse programa estarão abertas até o dia 8 de outubro de 2024.

As inscrições para as masterclasses e oficinas estão disponíveis até o dia 11 de outubro. O evento é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Chesp – Companhia Hidroelétrica São Patrício. A produção é da Sol A Pino Filmes, com co-realização do Instituto Audiovisual em Todos Os Eixos. 

Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site oficial.

Leia também Mostra de cinema “Águas Correntes” é promovida pelo Prêmio Cora