COMPARTILHAR

O mercado de agrotóxicos segue em alta no Brasil. De acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), 720,8 mil toneladas de pesticidas, tanto químicos quanto biológicos, foram vendidos em 2021. Esse número representa um aumento de 5,03% em relação ao ano anterior, quando as vendas foram de 686,35 mil toneladas.

Dentre os produtos químicos e bioquímicos, os ingredientes ativos mais comercializados no país foram: Glifosato e seus sais; 2,4-D; Mancozebe; Atrazina; Acefato; Malationa; Cletodim; Enxofre e S-metolacloro. As vendas de agrotóxicos desse grupo no Brasil em 2021 foram de 719,5 mil toneladas.

Agora entre os produtos semioquímicos, microbiológicos e agentes biológicos de controle, as vendas internas corresponderam a 22,33 toneladas. E, segundo o relatório do Ibama, embora muitos produtos semioquímicos apresentem baixas concentrações de ingredientes ativos, há formulações com altas concentrações de ingrediente ativo/kg, cujas vendas e importações em 2021 aumentaram quando comparadas a 2020.