Menina tinha bola de cabelo de 800 g no estômago

Criança de 9 anos vinha se queixando à família de dores intensas na barriga. Assim que ela foi internada, os médicos identificaram uma enorme massa de cabelo

Uma bola de cabelo, pesando cerca de 800 gramas foi retirado do estômago de uma menina de 9 anos. Médicos indianos notaram uma estranha massa na barriga da menina e, com exames mais detalhados, descobriram se tratar de cabelos.

O caso ocorreu na cidade de Gujarat, no oeste da Índia, envolvendo Nancy Yadav, 9, que durante meses vinha se queixando à família de dores intensas na barriga. Assim que ela foi internada, os médicos identificaram em uma radiografia uma enorme massa de cabelo.

As informações divulgadas pelo jornal The Sun, aponta que Nancy sofre de tricofagia, também conhecida como síndrome de Rapunzel, que consiste em um distúrbio que leva a pessoa a arrancar e comer os próprios fios de cabelo.

O estômago é incapaz de digerir o cabelo e por isso acaba ficando alojado, se tornando uma bola de fios que pode se estender até o intestino delgado e provocar dores abdominais e perda de peso. Os casos de síndrome de Rapunzel são considerados raros, mas acontecem geralmente em mulheres.

Segundo especialistas, o problema pode estar relacionado com um transtorno alimentar em que o indivíduo tem uma vontade incontrolável em ingerir substâncias não alimentares, como papel, lã e certos resíduos químicos. Em cenários mais graves, esse tipo de compulsão pode levar à morte.

Em entrevista ao The Sun, o Dr. Rakesh Joshi, médico pediatra responsável pelo tratamento de Nancy, disse: “Embora a cirurgia seja essencial para remover a massa obstrutiva e aliviar os sintomas, é igualmente importante acrescentar uma opinião psiquiátrica e fornecer o aconselhamento necessário à paciente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.