Filho de Gilmar Santos, Quemuel Ribeiro dos Santos foi empregado na Secom de Aparecida entre janeiro de 2017 e agosto de 2018m com remuneração de R$ 2.454

Não é apenas de amizade, por um lado, ou por compartilhamento da mesma religião, por outro, que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota), pré-candidato ao Governo de Goiás, manteve relações profundas durante anos com o pastor Gilmar Santos – preso preventivamente na terça-feira, 21, da semana passada pela Polícia Federal (PF) sob a acusação de tráfico de influência e cobrança de propinas para a liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC) destinadas aos municípios. Ambos também têm afinidades políticas.

O filho do pastor Gilmar Santos, Quemuel Ribeiro dos Santos, ganhou de Mendanha, logo após a posse no seu 1º mandato, a benesse de um emprego na Secretaria de Comunicação (Secom) de Aparecida, onde integrava a equipe que cuidava das mídias sociais do então prefeito. Por lá, ele ficou entre janeiro de 2017 e agosto de 2018. Segundo o Portal da Transparência do município, o filho do religioso tinha rendimentos de R$ 2.454.

Registros apontam que o pastor Gilmar Santos e o ex-emedebista estiveram juntos em várias ocasiões. Conforme antecipado pelo Jornal Opção, em dezembro de 2020, por exemplo, em plena pandemia de Covid-19, documentos mostram que ambos participaram de um evento promovido pelo então embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Na ocasião, quando houve uma celebração tradicional da religião judaica, Gustavo Mendanha convidou e levou o pastor para participar do encontro – uma tentativa do ex-prefeito de demonstrar algum tipo de influência.

O evento foi registrado pela Embaixada de Israel que chegou a publicar fotos e um texto em seu site com a seguinte chamada: “Embaixador de Israel recebe evangélicos”. Yossi Shelley, que é amigo pessoal de Mendanha, seria ligado aos grupos evangélicos brasileiros. Mendanha e Gilmar estavam no encontro para estreitar relacionamentos com o israelense.

O vínculo fraternal entre os dois parece ser ainda mais antigo. Desde 2015, eles mantêm uma relação de amizade intensa. Em setembro daquele ano, o então vereador que no ano seguinte se tornaria prefeito de Aparecida publicou no Twitter uma foto com a legenda: “Neste momento participo de um glorioso culto em celebração ao aniversário do meu grande amigo, pastor Gilmar Santos”.

Gilmar Santos se gabava da amizade com o então prefeito Gustavo Mendanha. Em uma rede social, o pastor anunciou que participaria de um evento realizado no Anfiteatro Municipal de Aparecida de Goiânia e na ocasião receberia o título de Cidadão Aparecidense “das mãos do Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha”.