Memória de povos indígenas será tema da abertura do PirenópolisDoc

Longa-metragem Taego Ãwa, de Marcela Borela e Henrique Borela, será o primeiro filme exibido no festival, que acontece entre os dias 3 e 7 de agosto

Foto: Divulgação

Documentário Taego Ãwa abre o PirenópolisDoc em agosto, no Cine Pireneus | Foto: Divulgação

A memória dos povos indígenas é o tema de abertura do PirenópolisDoc, Festival de Documentários Brasileiro realizado em Pirenópolis (GO) entre os dias 3 e 7 de agosto. O filme Taego Ãwa, longa-metragem dirigido por Marcela Borela e Henrique Borela, será o primeiro a ser exibido no evento, que acontece no Cine Pireneus.

A luta dos índios avá-canoeiros do Araguaia pela demarcação de suas terras e a tentativa de reconstrução da identidade da tribo, além da sua relação com o passado, são retratados no filme. A ideia de realizar o filme partiu da descoberta, nos arquivos da antiga Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) de cinco fitas VHS com gravações do povo Ãwa.

Esse material e fotografias e registros audiovisuais serviram de base para os dois irem atrás dos índios e verificar a viabilidade do documentário. Fabiana Assis, coordenadora do PirenópolisDOc, destacou a importância do filme ser exibido e discutido no festival. “É um tema importantíssimo, uma ferida que ainda hoje está aberta no Brasil”, comentou sobre a demarcação das terras indígenas.

São 26 filmes que serão exibidos durante os cinco dias do evento, com curtas, médias e longas-metragens produzidos em oitos Estados brasileiros, selecionados entre 510 filmes inscritos. O PirenópolisDoc tem três mostras competitivas: de longas e médias, curtas e a regional, que dá destaque à produção goiana.

Palco do festival

O Cine Pireneus, localizado na Rua Direita de Pirenópolis, fica perto da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. O imóvel foi construído em 1929 pelo padre Santiago Uchôa no estilo neoclássico. O local passou por reforma em 1936 e ganhou o estilo Art Decó na fachada. Atualmente é palco de diversas atividades culturais. (Com informações da Assessoria de Imprensa do evento)

Serviço

PirenópolisDoc
Data: 3 a 7 de agosto
Local: Cine Pireneus, em Pirenópolis
Informações: Site do evento
Facebook: Página oficial do festival
Instagram: @pirenopolisdoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.