O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi contratado nesta segunda-feira, 05, pela plataforma digital de criptomoedas Binance. O administrador exercerá a função de membro de um conselho consultivo global da exchange. Depois do anúncio da contratação, o executivo elogiou o mercado do segmento durante uma entrevista para o UOL.

“É um mercado muito interessante. Evidentemente, novo. Traz ganhos importantes do ponto de vista econômico e de qualidade de serviços para as pessoas”, disse Meirelles, destacando a velocidade em que as transações de criptomoedas podem ser feitas. “Você pode, por exemplo, liquidar operações de crédito exterior, etc, muito rapidamente. Então, tudo isso representa o futuro”, completou.

O administrador também reconheceu que o segmento precisa ter regras para todos os tipos de ativos digitais, de criptomoedas descentralizadas até as moedas digitais de bancos centrais (CBDCs). O novo conselheiro ressaltou que esse papel cabe ao mercado e aos órgãos reguladores para “organizar isso da melhor maneira possível para que possa prestar o melhor serviço à população”.

Apesar de nunca ter realizado investimentos em criptomoedas, o executivo reconhece que existe possibilidade de ganhar dinheiro no mercado. Entretanto, ele também destacou que não recomenda nenhum investimento, caso a pessoa desconheça os riscos e não conheça bem a área que irá investir.

Meirelles ainda explicou que a criação do conselho foi justamente para os desafios impostos pelo mercado e a legislação a respeito. “Evidentemente temos desafios muito grandes. É exatamente o que se pretende fazer agora com a criação desse conselho global da Binance, que é feito com pessoas que têm experiência regulatória, como é o meu caso”, explicou o político goiano.