Na tarde desta quinta-feira, 27, o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) faz a segunda captação de órgãos na unidade deste ano. Equipes médicas de Goiás, Distrito Federal e São Paulo vão trabalhar em conjunto para a retirada de órgãos como coração e córneas que vão beneficiar dois pacientes de Goiás.

Já o fígado, que também será captado, será destinado a um paciente do Distrito Federal. O coração ficará com um paciente de São Paulo.

De acordo com o hospital, essa captação será possível graças “à abordagem multidisciplinar de profissionais da saúde à família do doador, que autorizou a doação”.

O HGG informou ainda que o Serviço de Transplantes Renais do HGG, desde o seu estabelecimento em 2017, realizou mais de 790 procedimentos de sucesso, “e também se consolidou como uma referência no Estado de Goiás, com a realização de 42 transplantes de fígado.”

Vale destacar que Goiás registrou um aumento de 89% no número de transplante de órgãos e tecidos de janeiro a abril de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. O total de transplantes de órgãos e tecidos subiu de 137 para 259, do primeiro quadrimestre de 2022 para o mesmo período deste ano.

Leia também:

Goiás registra aumento no número de transplantes

Saúde celebra Dia da Visibilidade Trans no HGG