Marconi ultrapassa Caiado em ranking dos mais influentes nas redes sociais

Esta é a primeira vez que o governador de Goiás aparece na lista feita pela Eureka Comunicação, resultado atribuído ao aumento das postagens

O governador Marconi Perillo (PSDB) ultrapassou o senador Ronaldo Caiado (DEM) e assumiu o posto de político goiano mais influente nas redes sociais segundo pesquisa realizada pela empresa Eureka Comunicação, especialista em mídias digitais. É a primeira vez que o governador aparece no primeiro lugar desde que o Diário da Manhã começou a publicar os rankings. A pesquisa foi feita entre 25 de maio e 25 de junho.

Marconi ultrapassou Caiado, de acordo com o estudo, devido ao aumento significativo na quantidade de conteúdo publicado. O volume de postagens cresceu principalmente depois do programa Goiás na Frente, onde Marconi chega a visitar até seis municípios num único dia de trabalho para assinatura de convênios e entrega de benefícios.

Neste ano, o governador também começou a investir na produção de vídeos e nas transmissões ao vivo dos principais eventos do governo de Goiás. Marconi defende “Quando fazemos uma transmissão ao vivo estamos prestando contas e sendo transparentes com os cidadãos”, diz Marconi.

A pesquisa leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (interações divididas pelos número seguidores e fãs durante o período analisado) e Engajamento (interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado).

Com mais de 500 mil seguidores no Twitter, Instagram e Facebook, Marconi usa a plataforma digital para prestar contas da administração e também compartilha momentos pessoais, ao lado da família e amigos.

Caiado caiu para o segundo lugar, na frente do deputado federal Delegado Waldir (PR), famoso por postagens sobre crimes e violência. Na sequência aparecem o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), o vereador Jorge Kajuru (PRP) e o senador Wilder Morais (PP).

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), é o único gestor municipal na lista. Também foram listados o deputado federal Marcos Abrão (PPS), o vice-governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB).

Ranking

O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.

Confira o ranking:

Marconi Perillo
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 9
Influência = 25

Ronaldo Caiado
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 8
Influência = 24

Delegado Waldir
Interações = 8
Alcance = 8
Engajamento = 7
Influência = 23

Thiago Peixoto
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 8
Influência = 21

Jorge Kajuru
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 20

Wilder Morais
Interações = 6
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 19

Evandro Magal
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 8
Influência = 19

Marcos Abrão
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 7
Influência = 18

Daniel Vilela
Interações = 6
Alcance = 5
Engajamento = 6
Influência = 17

José Eliton
Interações = 5
Alcance = 4
Engajamento = 8
Influência = 17

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.