Marconi irá avaliar mudança no IPVA
06 novembro 2015 às 19h08

COMPARTILHAR
Governador garantiu que irá se reunir com a secretária da Fazenda ainda nesta sexta-feira (6/11) para discutir alteração que, de acordo com tucano, não passou por ele

Em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (6/11), o governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou que irá se reunir com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, ainda hoje para discutir a mudança no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
[relacionadas artigos=”50706″]
Questionado pela imprensa sobre a medida, o tucano afirmou que a decisão foi técnica e não passou por ele. “Eu vou avaliar agora os motivos que levaram a essa tomada de atitude”, disse. O governador ainda pontuou que, na verdade, acha sempre melhor um tempo maior de parcelamento.
Recentemente, o governo anunciou a antecipação do IPVA a partir de 2016 e a exigência da quitação de débitos com Detran para fazer a transferência de veículos. O novo calendário de pagamento do imposto já foi divulgado, e será pago nos meses de março, abril e maio, dependendo do final da placa.
A justificativa do governo para antecipar a data de pagamento é a necessidade conter os efeitos da crise econômica brasileira. A Sefaz avaliou que com a mudança, o Estado poderá arrecadar R$ 1,1 bilhão de IPVA no próximo ano.
Além desta mudança, no início do mês de outubro, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou uma matéria do governo prevendo isenção por tempo de uso que passa de 10 para 15 anos além do aumento de 2,5% para 3% de veículos como motocicletas e carros com potência de até 100 cavalos. Aumentou-se ainda as alíquotas de ICMS e do Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD).
Confira calendário do pagamento do imposto: