Marconi inaugura Centro de Artesanato em Goiânia

Batizado de Antônio Poteiro, espaço promete garantir espaço a todos os artistas goianos

Foto: Mantovani Fernandes/Gabinete de Imprensa

Foto: Mantovani Fernandes/Gabinete de Imprensa

O governador Marconi Perillo (PSDB) inaugurou, na tarde desta terça-feira (13/12), o Espaço Cultural Antônio Poteiro – Centro de Referência do Artesanato Goiano, localizado no térreo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O Espaço Cultural foi aberto com a exposição de 60 obras de 27 artistas goianos. Acompanhado pelo filho de Poteiro, Américo Batista Poteiro, e do artista plástico Siron Franco, Marconi afirmou que o Centro vai democratizar o acesso à arte, pois garantirá espaço a todos os artistas goianos em um local centralizado.

“Este é um espaço de democratização da arte. Não há nada mais humanizador do que a expressão legítima da arte, da arte popular. Vamos expor permanentemente o que temos de mais genuíno na nossa arte. Goiás tem artistas talentosíssimos espalhados por toda parte. E agora todos esses artistas têm um espaço democrático para se tornarem conhecidos, um espaço central”, disse, ressaltando que o Centro também humanizará o Palácio, pois será também um local agradável para convivência.

Marconi lembrou que, quando era deputado federal, ajudou a materializar o projeto Escultura em Praça Pública, da incentivadora da arte Célia Câmara. O projeto resultou na transformação da Praça Universitária em um espaço que abriga esculturas populares. Ao se referir ao homenageado, lembrou que Poteiro é um mestre da pintura primitiva, e que tem uma bela história de vida, de enfrentamento de dificuldades e dedicação à arte.

Siron Franco ressaltou que Poteiro foi o primeiro artesão a ser reconhecido como artista. Ele elogiou a construção do Centro de Referência do Artesanato Goiano, e disse que a arte popular ganha um espaço digno. “Mais uma vez o governador Marconi demonstra sua sensibilidade com a arte e valoriza o artista goiano”, afirmou.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.