“Marconi garantiu solução boa para todos os Estados”, afirma João Furtado

Secretário da Fazenda afirma que atuação de Marconi foi fundamental para aprovação da convalidação dos incentivos fiscais pelo Confaz

João Furtado | Foto: Fernando Leite

Ao participar da assinatura de protocolo de intenções entre o Governo de Goiás, empresas e prefeituras para a instalação de onze novas empresas no Estado, o secretário da Fazenda, João Furtado, lembrou a luta empreendida pelo governador Marconi Perillo pela convalidação dos incentivos fiscais, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no último dia 15.

“Isso só foi possível depois de uma longa guerra, quando, a bordo da guerra fiscal, todos nós temíamos o destino dos investimentos e do nosso desenvolvimento, e o governador Marconi lutou por Goiás e pelos Estados. Com a liderança firme do governador Marconi, com muita peregrinação, visitando Estado por Estado para defender uma solução onde todos ganhariam”, disse.

O secretário ressaltou que, mesmo com a sanção da Lei Complementar 160/2017, que convalida os incentivos fiscais, ocorrida em agosto, a vitória só seria alcançada com a aprovação pelo Confaz, conquista alcançada também graças ao trabalho de Marconi. “Chegamos para a última reunião do Confaz divididos. O Brasil estava dividido na sexta-feira passada. O Sudeste não queria aprovar a convalidação, notadamente São Paulo, Paraná e Amazonas. Até chegar nesse momento não tínhamos condições de votação. Aí entrou a estratégia que definiu o resultado. O governador Marconi, presidente do Consórcio de governadores do Brasil Central, elaborou uma estratégia vencedora”, contou.

Lembrou que Marconi buscou a assinatura de governadores do Brasil Central e também dos Estados do Norte e Nordeste. “Quando chegamos para votar, esse documento já estava nas mãos do ministro do STF; que informou que o governador Marconi havia mostrado que os governadores do Consórcio haviam fechado questão. E nós tínhamos governadores do Norte e Nordeste também. Foi uma estratégia importantíssima. Tivemos a oportunidade de discursar que o Brasil precisava de uma decisão corajosa e política, que os governadores haviam tomado”, rememorou.

João Furtado ressalvou que, com isso, foi possível alcançar a aprovação da convalidação dos incentivos fiscais pelo Confaz, e garantir às empresas que chegam ao Estado a manutenção dos benefícios e segurança jurídica. “Caminhamos para o acontecimento histórico. Os incentivos estão convalidados. Os empresários que hoje assinam esse protocolo vão encontrar a melhor ambiência, uma equipe profissional e preparada a aplicar esses benefícios que os senhores conquistaram em Goiás. Estamos prontos para que Goiás continue crescendo e se desenvolvendo”, declarou.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.