Governador vai prestar contas das ações da administração e falar sobre o legado de seus quatro mandatos

O governador Marconi Perillo será o protagonista do Roda de Entrevista especial, nesta quarta-feira (4/4), a partir das 20 horas, ao vivo na nova TBC. Junto com o apresentador Enzo de Lisita vão estar os jornalistas Jordevá Rosa, da TV Serra Dourada, e Susete Amâncio, da TBC.

No programa, o governador vai prestar contas das ações da administração e falar sobre o legado de seus quatro mandatos. Entre os assuntos estarão infraestrutura, segurança, saúde, saneamento, educação, habitação e programas sociais. A prestação permanente de contas é uma das marcas da gestão do governador Marconi Perillo, de todos os mandados, e se intensifica com a conclusão do quarto mandato, nesta semana. O vice-governador Zé Eliton assume o Governo de Goiás no sábado, 7.

Ressaltando o compromisso com a transparência, o governador Marconi Perillo entregou, ontem, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, balanço de execução do Plano de Governo (2015-2018). A ação de Marconi é inédita no País, já que a Legislação prevê apenas o registro do Plano de Governo pelos candidatos, e não das ações ao término do mandato. O balanço está anexado no rodapé da matéria, para acesso dos cidadãos goianos.

“Fazemos isso em respeito à Justiça Eleitoral e ao eleitor, que geralmente é ludibriado por promessas que não são cumpridas. Este documento é a prova de que levamos tudo muito a sério, e que a palavra empenhada deve ser a palavra cumprida”, disse.  Presidente do TRE, o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho elogiou a iniciativa de Marconi. “O senhor se antecipou como sempre. Se todos os gestores seguissem o exemplo do senhor, o trabalho seria mais harmônico e transparente. Em todos os momentos que a Justiça Eleitoral precisou do senhor, esteve sempre pronto para nos atender”, afirmou.

O documento, que contém 45 páginas, aponta que, em 2014, o Plano de Governo previu 202 realizações em todas as áreas administrativas, e que a nove meses do fim da atual gestão, 122 delas já foram integralmente cumpridas. “O que significa que 97,5% dos compromissos de campanha foram ou estão sendo cumpridos. O objetivo é chegar ainda mais perto dos 100% até o final do ano”, diz o texto do balanço. O gráfico exposto logo no início do texto divide as metas em cumpridas (60,40%); cumpridas em parte (37,13%), e não cumpridas (2,48%).

Em todos os setores do governo as metas foram cumpridas 100%. Obras civis e de infraestrutura, nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública são algumas das maiores delas. Dentre os destaques, a construção do Centro de Convenções de Anápolis e do Centro de Excelência do Esporte; duplicação e iluminação da GO-070 até a cidade de Goiás; construção do maior hospital de urgências do Centro-Norte do País, o Hugol, de escolas Padrão Século XXI e de presídios pelo estado. Ainda, reconstrução de toda a malha viária estadual.

O relatório também demonstra a valorização do servidor público nos últimos anos, com a concessão de reajustes e cumprimento do plano de carreira de diferentes categorias. Outra meta alcançada foi a expansão da rede Vapt Vupt, que chegou a 81 unidades em todo o Estado.

Marconi também entregou ao presidente do TRE a nova edição da revista Economia e Desenvolvimento, produzida pela Segplan. A revista traz um balanço dos quatro mandatos de Marconi, em uma espécie de prestação de contas global. O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, acompanhou o governador durante a reunião.