Marconi empossa Conselho de Excelência que irá acompanhar trabalho das OSs responsáveis por hospitais

Medida busca melhorias de todos os serviços oferecidos pelas unidades de saúde geridas por Organizações Sociais 

Foto: Rodrigo Cabral

Foto: Rodrigo Cabral

Amanda Damasceno

O governador Marconi Perillo empossou nesta quinta-feira (11/12) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, os 14 membros titulares e os suplentes do Conselho de Excelência das Unidades Públicas de Saúde do Estado. O objetivo do Conselho é acompanhar a gestão das unidades de saúde pelas Organizações Sociais (OS).

Os membros do Conselho de Excelência das Unidades Públicas de Saúde do Estado foram definidos por meio de decreto assinado pelo governador e divulgado no Diário Oficial no dia 15 de outubro de 2014. Presidido pelo ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, ele agora será único para todos os hospitais geridos por Organizações Sociais. Os nomeados serão responsáveis pelo acompanhamento das metas do contrato de gestão entre o Estado e as OSs.

De acordo com Albernaz, o conselho não tem o objetivo de fiscalizar, mas sim participar, juntamente com as administrações dos hospitais e a Secretaria de Saúde de Goiás, na melhoria de todos os serviços oferecidos pelas unidades. “Para isso, trabalharemos com metas claras e com o objetivo de atingir o estágio de excelência, sempre priorizando o atendimento ao público”, ressaltou.

A nova formação reúne representantes do Poder Executivo, do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Conselho Regional de Medicina (CREMEGO), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e do Ministério Público (MPGO).

Atribuições

O primeiro Conselho de Excelência foi instituído em maio de 2012 no Hospital Alberto Rassi (HGG) Desde então, ele passou por uma mudança geral em sua estrutura e recebeu a Acreditação ONA 1 (sistema de avaliaçãoe certificação da qualidade de serviços de saúde). Baseado nos resultados dessa inciativa, o governo optou por instituir um conselho único para atender a todas as unidades geridas por organizações sociais.

Ao discursar na posse, Marconi disse estar contente com os resultados obtidos na área da saúde ao longo dos últimos quatro anos. O governador afirmou que no início houve muitas dificuldades, mas que depois o caminho para a solução da área foi encontrado.

Marconi acrescentou que chega ao final de seu terceiro mandato virando uma página de descaso com a saúde de Goiás, apontando e sinalizando para um futuro promissor nesta e em outras áreas.

Por fim, o governador disse que pretende levar essa experiência de OSs na saúde para outras áreas. “Não importa se vai haver resistência, o importante é sabermos que vamos encontrar as melhores formas para alcançarmos os melhores resultados. O que importa é que o conjunto da sociedade seja beneficiado”, afirmou. (Com informações da assessoria de imprensa do governador Marconi Perillo)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.