Marconi e Valéria Perillo entregam Troféu Jaburu ao músico Estércio Marquez

Solenidade no Palácio das Esmeraldas reuniu mais de 400 pessoas ligadas às artes em Goiás. No total, seis medalhas foram distribuídas para representantes de várias áreas

marconi-premio-jaburu

“Não sei o quanto que mereço, mas se o Conselho decidiu é porque alguma coisa tenho feito”, brincou Estércio Marquez, vitorioso da noite | Foto: Divulgação

O governador Marconi Perillo (PSDB) entregou na noite desta quinta-feira (17/11) o Troféu Jaburu ao músico e compositor erudito goiano Estércio Marquez Cunha. A comenda, maior honraria da cultura goiana, foi entregue no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas.

Outros representantes da cultura goiana também foram agraciados com medalhas e diplomas do Mérito Cultural. Seis medalhas foram distribuídas para representantes das áreas de Música, Letras, Artes Cênicas, Artes Integradas, Patrimônio Cultural e Audiovisual.

“Não sei o quanto que mereço, mas se o Conselho decidiu é porque alguma coisa tenho feito”, brincou Estércio Marquez. Acompanhado pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, o governador falou da importância do evento para quem aprecia e faz cultura em Goiás. “É a noite mais aguardada do ano na área da cultura. Porque é a noite em que os talentos das artes e da cultura são justificadamente homenageados”, ressaltou.

A um público de mais de 400 pessoas, o ele falou da lisura com que são selecionados os homenageados, escolhidos por votação por membros do Conselho Estadual de Cultura. “[As escolhas são feiras] por conselheiros e conselheiras sérios, idôneos, corretos. Pessoas que entendem de cultura e fazem cultura ao longo de décadas”, contou.

Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro de Araújo comentou sobre a importância do governador Marconi Perillo para o fomento das artes em Goiás. O governador disse ter esperança que a área da cultura no currículo escolar possa ter um espaço ainda maior, com o advento da reforma do Ensino Médio, em tramitação no Congresso Nacional.

“Espero que na reforma do Ensino Médio a educação artística seja definitivamente contemplada como uma disciplina fundamental da formação do caráter, da personalidade, dos princípios e valores fundamentais da vida das pessoas”, afirmou sob aplausos.

Confira os homenageados desta edição:

Troféu Jaburu 2016

Estércio Marquez Cunha – Música

Medalhas de Mérito Cultural

Ana Guiomar Rêgo Souza – Música
Arcelina Helena Publio Dias – Letras
Grupo de Teatro Arte & Fatos – Espetáculo Balada de um Palhaço – Artes Cênicas
Grupo Porão Cênico – Artes Integradas
Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central – Patrimônio Cultural
Pedro Novaes – Audiovisual

Diplomas

Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado
Christie Queiroz
Folia de Santos Reis de Santo Antônio de Goiás
Grupo de Teatro Exercício
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG – Campus Cidade de Goiás
Instituto Cultural SICCOB UniCentro Brasileira
Italiano Monini
Maestro Sebastião da Silva Curado
Marcus Biancardini
Maria das Graças Morais
Maria Elizabeth Fleury Teixeira
Museu de Arte de Britânia
Neil William Thomson
Nelson Lopes Figueiredo
Nilza Diniz Silva
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás
Ponto de Cultura 36
Raphael Gustavo da Silva
Robney Bruno
Rodrigo Godá

Placas

Maria Lucy da Veiga Teixeira (Dona Fifia)
Pax Domini Cultural
Ursulino Tavares Leão

A comenda e o homenageado

Criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez à poetisa Cora Coralina em 1980, o Troféu Jaburu, escultura em bronze de autoria da artista Neuza Moraes, é a mais distinta comenda que o Governo de Goiás concede aos nomes e valores da cultura goiana.

Estércio Marquez Cunha nasceu em Goiatuba, passou a infância e a adolescência em Goiânia, onde iniciou seus estudos de música com a pianista Amélia Brandão. Mais tarde ingressou no Conservatório Goiano de Música, na classe de piano de Dalva Maria Pires Machado Bragança.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.