Marconi é condecorado na Bélgica e acerta ida de mais uma empresa para Anápolis

Governador disse que a comenda coroa o esforço que sempre fez para mostrar as potencialidades de Goiás no exterior

Governador recebe a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica (1)

Governador Marconi Perillo e primeira-dama Valéria Perillo ao lado do ministro belga do Comércio Exterior, Pieter de Crem (à esquerda), e do presidente da Fieg, Pedro Alves | Foto: Wagnas Cabral

O governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu nesta sexta-feira (23/10), em Bruxelas, a mais alta condecoração concedida pela monarquia belga – a Commandeur de L’Ordre de La Couronne (Comendador da Ordem da Coroa). Concedida pelo Rei Philippe Leopoldo, a comenda foi entregue pelo ministro belga do Comércio Exterior, Pieter de Crem.

“O que me traz aqui é um dever, um prazer e uma honra ao mesmo tempo. Por ordem de sua majestade, o Rei Philippe da Bélgica, reconhecer seu papel de destaque no reforço às relações econômicas bilaterais entre Bélgica e o Brasil”, declarou o ministro.

Marconi agradeceu o reconhecimento e disse que valeu todo o esforço de sempre expor Goiás no exterior. “Junto com tantos que sempre nos apoiaram nestas missões externas, considero uma conquista”, disse.

Governador recebe a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica das mãos do ministro | Foto: Wagnas Cabral

Governador recebe a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica das mãos do ministro Pieter de Crem | Foto: Wagnas Cabral

Além da condecoração — entregue pelo ministro belga ao tucano chefe na Casa do Brasil, um espaço cultural brasileiro onde cerca de 60 empresários e investidores europeus participavam de um seminário sobre oportunidades de negócios em Goiás –, o governador conseguiu negociar a vinda de mais uma empresa a Goiás.

Alemã, a Gerresheimer irá instalar uma unidade industrial no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Ela é líder mundial na fabricação em embalagens para o setor farmacêutico e tem um faturamento anual de 1,3 bilhão de euros, 11 mil funcionários em 40 fábricas espalhadas por todos os continentes.

A Gerresheimer fabrica produtos em plástico e vidro, sendo reconhecida pela segurança das embalagens de produtos líquidos e sólidos. Ela será beneficiada pelo programa Produzir, já acertado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito de Anápolis, João Gomes (PT), que acompanha o governo estadual em sua missão à Europa, comemorou o anúncio. “Anápolis é o caminho natural para toda a logística nacional. Estou aqui apoiando o governador na atração de investimentos e aproveitando para divulgar Anápolis”.

No encontro, Marconi ainda reafirmou aos belgas sua confiança na rápida recuperação da economia brasileira e garantiu que o começo já se dá por Goiás. “Temos resultados da economia goiana que mostram a força do setor produtivo, a confiança no ambiente institucional e a capacidade de rápida reconstrução econômica”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Pedro Alves, foi também reconhecido e condecorado pela Officier de l’ordre de Léopold (Ordem Oficial de Leopoldo), uma condecoração criada em 1932 pelo rei Leopoldo Primeiro, atribuída a “atos de bravura e serviços distintos prestados em prol da Nação Belga”. A medalha foi entregue também pelo ministro Pieter de Crem.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.