Marconi determina continuidade de parceria com prefeitos na área da Saúde
18 janeiro 2017 às 17h49

COMPARTILHAR
Em reunião do Goiás Mais Competitivo, foi pedida atenção específica para aplicação de recursos na redução da mortalidade infantil e de internações

O governador Marconi Perillo (PSDB) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (18/1), com os secretários que participam do programa Goiás Mais Competitivo (GMC). Estavam presentes Joaquim Mesquita, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan); Leonardo Vilela, da Saúde; Raquel Teixeira, da Educação, Cultura e Esporte (Seduce); Luiz Maronezzi, do Desenvolvimento e o secretário interino de Cidadania, Carlos Peixoto.
A reunião se concentrou na área da Saúde, com atenção específica para a aplicação de recursos na redução da mortalidade infantil e de internações. Marconi determinou a Leonardo Vilela que as parcerias com os municípios sejam mantidos, algo que vem sendo pedido pelos prefeitos durante as audiências.
“Temos bons resultados para apresentar na área da Saúde, e boas expectativas pela frente em função dos investimentos que já estão decididos a serem utilizados. E nós compreendemos que, para alcançar as nossas metas e melhorias de indicadores, precisamos contar com o apoio dos municípios”, afirmou o governador.
O secretário de Saúde afirmou que já está tomando os primeiros passos para reduzir a mortalidade infantil e as internações. “Estamos melhorando as maternidades, equipando os agentes comunitários de Saúde, aumentando as equipes de Saúde da Família. Isso é muito importante”, destacou.
GMC
O programa Goiás Mais Competitivo foi lançado em novembro de 2015 para criar uma agenda de atuação que insira o Estado entre os mais competitivos do Brasil até o fim de 2018. Para isso, a execução dos projetos e metas em todas as suas áreas finalísticas e a situação dos principais indicadores são acompanhadas por meio de uma central, com painéis interativos e dados em tempo real.
Para definir as metas, foram analisados indicadores do Estado, sendo 77 aprofundados, principalmente das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Assim, foram definidos 15 programas prioritários.
Na reunião desta quarta-feira (18), Marconi sugeriu que a governança do GMC seja unificada com a do programa Inova Goiás. “Tudo que for agregar, contribuir com o aumento da competitividade de Goiás, vamos colocar em pauta”, justificou.