Marconi assina atos para proteger qualidade da água na Barragem do João Leite
22 março 2017 às 16h43
COMPARTILHAR
Em solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água, governador assinou convênio de cooperação com PUC-GO e encaminhou Plano de Manejo para análise
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o governador Marconi Perillo (PSDB) assinou, nesta quarta-feira (22/3) dois atos para garantir o fornecimento de água de qualidade para Goiânia e Região Metropolitana. O envio do Plano de Manejo do Reservatório João Leite à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o governo assinou, junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), um convênio de cooperação técnico-científica.
O Plano de Manejo, que inclui estudo técnico, custou R$ 5 milhões, e servirá de base nas ações governamentais e não-governamentais para proteção do manancial e o fortalecimento da APA João Leite. O governador informou que já encaminhou o documento para análise da Casa Civil, que o enviará para apreciação da Assembleia Legislativa.
Sobre o convênio com a PUC-GO, Marconi observou que a universidade é uma instituição que, ao longo de sua história, tem desempenhado um importante papel na defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e do bioma do Cerrado, sem perder foco de minimizar os impactos do aquecimento global. Também destacou que o arcebispo Dom Washington Cruz e o reitor da PUC-GO, Wolmir Amado, têm se engajado pessoalmente na defesa de ações ambientais sustentáveis.
Durante a solenidade, realizada no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, houve uma celebração ecumênica — conduzida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz — que destacou a importância da água e abençoou simbolicamente as águas do reservatório.
Marconi destaca gestão competente de Vilmar Rocha na Secima
Na solenidade, o governador também elogiou a “forma competente” com que o secretário Vilmar Rocha (PSD) conduz a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), liderando uma ampla Pasta, que atua desde as políticas públicas urbanas, voltadas para as cidades e a Região Metropolitana de Goiás, à formulação de ações de proteção aos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental.
O governador também homenageou o ex-presidente da Saneago José Taveira Rocha, “um homem honesto, integro, probo”, que segundo ele sofreu uma “tremenda injustiça” recentemente, a exemplo do ex-diretor Afrêni Gonçalves, alvos da Operação Decantação, desencadeada pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.
Na oportunidade, foram agraciados com a comenda “Berço das Águas”, criada pela Secima para homenagear pessoas que fizeram e/ou fazem algum trabalho de proteção às águas: José Taveira Rocha, o engenheiro João Ubaldo Teles, o ambientalista e proprietário da Ecovila Fazenda Santa Branca, Jeremias Lunardelli, o reitor Wolmir Amado, e o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.
O secretário Vilmar Rocha ressaltou a importância do Plano de Manejo do Reservatório, assinado pelo governador. “Com esse Plano, será possível melhorar a gestão da área onde está concentrada a APA do João Leite”, destacou.
Ele enfatizou que o Plano de Manejo será fundamental para as formulações de políticas públicas de proteção à APA do João Leite, uma das mais importantes do Estado, porque dela depende o fornecimento de água de qualidade para abastecimento de Goiânia e região metropolitana.
O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, destacou que o grande patrimônio da Saneago é a água. Sobre a posição estratégica de Goiás em relação à formação das principais bacias hidrográficas do País, disse: “Goiás é uma grande caixa d’água”. Em relação ao abastecimento de Goiânia com água tratada, Jalles garantiu que essa é uma questão que “está encaminhada”, principalmente com a entrada em operação do Sistema Produtor Mauro Borges.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Neste dia, a instituição divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. (Informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)