Marconi apresenta potencialidades de Goiás a 17 embaixadores

Encontro foi na residência oficial do governador em Pirenópolis. Após reunião, os embaixadores assistiram as tradicionais Cavalhadas da cidade

Foto: Mantovani

Com o firme propósito de apresentar as potencialidades de Goiás e estreitar os laços culturais com outros países, o governador Marconi Perillo recebeu nesta segunda-feira (5/6), em Pirenópolis, embaixadores de 17 países, dentre eles os da China, União Europeia e Rússia. A eles o governador propôs a criação de espaços culturais das embaixadas em Pirenópolis, como forma de aproximar as relações bilaterais com o Brasil e especialmente com Goiás.

Marconi explicou que há quase 20 anos, quando chegou ao governo pela primeira vez, adotou uma estratégia de aproximar de todas as nações, com ampliação das relações bilaterais e intercâmbio cultural. Para este ano, convidou os embaixadores para conhecer as Cavalhadas de Pirenópolis, uma das mais ricas tradições do patrimônio imaterial goiano.

“Toda vez que minha equipe agenda uma visita a determinado país, temos não apenas o apoio do embaixador do Brasil naquele local, mas também dos embaixadores estrangeiros que estão acreditados no Brasil”, disse Marconi, observando que isso facilita muito o intercâmbio de relações econômicas e culturais.

O governador lembrou que, há 20 anos, Goiás transacionava com menos de 50 países e hoje o estado mantém relações comerciais com mais de 160 países. “Isso é fruto do dinamismo de nossa economia, mas especialmente dessa agenda política, adotada pelo governo de Goiás, em relação às outras nações amigas”, afirmou.

Aos jornalistas, adiantou que estão previstas para os próximos meses pelo menos duas missões comerciais à Ásia – Indonésia, Filipinas e Singapura, Vietnã e Malásia. Uma para este ano e outra para o início do ano que vem.

O governador disse ter ficado feliz pelo fato de os embaixadores terem aceitado o convite, pois é uma demonstração de apreço a Goiás. Marconi pediu ao embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, que falasse em nome do corpo diplomático vistante. Ele, em Português fluente, disse que a presença de 17 embaixadores que compareceram a Pirenópolis a convite do governador é “uma mostra de que as relações de Goiás com o mundo afora são muito fortes e têm grande potencial”.

Falando especificamente da Rússia, Sergey Akopov disse que Goiás é um dos estados brasileiros que têm mais relações comerciais e culturais com aquele país. Ele também considerou uma “magnífica ideia” a proposta de Marconi de criar representações das embaixadas de outros países em Pirenópolis, como forma de estreitar as relações culturais do Brasil com as outras nações, a partir de uma cidade que é um dos principais destinos turísticos do Centro-Oeste brasileiro.

O embaixador russo brincou que Pirenópolis é o melhor lugar perto de Brasília, com lindas cachoeiras e um povo que espelha a hospitalidade do brasileiro. “Excelente lugar do ponto de vista da natureza, sem contar a existência de uma estrutura de turismo muito boa”, afirmou Sergey Akopov.

Em seguida ao encontro, realizado na residência oficial do governador em Pirenópolis, o grupo de diplomatas foi convidado a conhecer as tradicionais Cavalhadas, um dos principais eventos culturais do Estado. No Cavalhódromo eles acompanharam a tradicional disputa entre Mouros e Cristãos. Tiraram fotos e se comprometeram em levar aos seus países a experiência de terem presenciado uma tradição do tempo das Cruzadas, movida pela fé das pessoas e a confraternização entre elas.

Lista de embaixadores e autoridades presentes:

1 – Chile – Embaixador Jaime Gazmuri Mujica – Acompanha: Embaixatriz Sra. Paulina Elissetche Hurtado

2. Colômbia – Embaixador Alejandro Borda Rojas – Acompanha: Embaixatriz Sra. Ellie Anne Duque

3. Croâcia – Embaixador Sr. Zeljko Vukosav – Acompanha: Embaixatriz Sra. Nina Sliskovic Vukosav

4. Delegação da União Europeia – Embaixador João Titternigton Gomes Cravinho e a embaixa Jessica Hallett.

5. El Salvador – Embaixadora Diana Marcela Vanegas Hernandez e a Ministra Conselheira Marcela Renderos e conselheiro Abelino Argueta

6. Eslovênia: Embaixador Alain Brian Bergant

7. Filipinas – Consul Geral Ariz Severino Convalecer e senhora Jéssica Soares Araújo

8. Líbano – Embaixador Joseph Sayah e embaixatriz Sanna DebsTabbara Sayah

9. Myanmar – Embaixador Thiri Pyanchi U Tun Nay Linn e o 2º Secretário Thway Thaut Htet Khaung

10. Nicarágua – Embaixadora Lorena del Carmen Martínez e o senhor Marvín Ortega (esposo).

11. Nova Zelândia – Embaixadora Caroline Peta Bilkey e a assessora política Jaqueline Gil.

12. Panamá – Embaixador Edwin Emilio Vergara e a embaixatriz Igle Samara da Silva.

13. Paraguai – Embaixador Manuel María Cáceres Cardozo e a embaixatriz Ana María Sisa Cáceres.

14. República Democrática do Congo – Embaixador Symphorien Mutombo Nsenda e o 1º Secretário Kande Kandy Tshibanda e o conselheiro Joseph Maloba Mutombo Kadia.

15. Rússia – Embaixador Sergey Akopov e a embaixatriz Lioubov Akopova.

16. Singapura – Ministra-Conselheira Siew Fei Chin

17. Vietnã – Embaixador Do Ba Khoa e a embaixatriz. Nguyen Thi Thu Van e o secretário Nguyen Viet Dung.

18. Superintendente da Caixa Econômica Federal – Marise Fernandes

19. Presidente do IPHAN Nacional, Kátia Bogéa

20. Superintendente do IPHAN Regional, Salma Saddi

21. Prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.