Marconi anuncia Vilmar Rocha para Meio Ambiente, Infraestrutura e Cidades

Candidato derrotado ao Senado em 2014 já havia sido chefe da Casa Civil. Proximidade com o PSD nacional e competência foram motivos da escolha, diz governador

Este slideshow necessita de JavaScript.

Alexandre Parrode e Amanda Damasceno
Atualizada às 11 horas

O governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou na manhã desta terça-feira (23/12) o terceiro secretário do novo governo. No Palácio das Esmeraldas, o tucano reeleito apresentou Vilmar Rocha para a Secretaria estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos.

Vilmar foi candidato ao Senado pelo PSD nas eleições de 2014, obtendo mais de 1 milhão de votos, mas foi derrotado pelo democrata Ronaldo Caiado. Ele já havia sido chefe da Casa Civil no atual governo de Marconi.

Ao explicar a decisão, o governador lembrou que, ao que tudo indica, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), deve assumir o Ministério de Cidades. “Vai melhorar, ainda mais, o trânsito em Brasília, já que Vilmar tem um bom diálogo com Kassab, além de serem do mesmo partido”, sustentou o tucano, completando que, caso não se confirme, Vilmar tem força política suficiente pra fazer uma boa gestão à frente da secretaria.

Marconi ressaltou que a nova supersecretaria é ampla e de grande importância, sendo assim, “apenas um homem com a estatura do Vilmar” e com a proximidade que os dois têm “conseguiria cumprir a tarefa com competência. “É a pessoa capaz de compor uma boa equipe e manter o diálogo entre infraestrutura e sustentabilidade”, elogiou o governador.

Vilmar, que foi “pego de surpresa”, chegou até a afirmar que não conseguiria responder a algumas perguntas ainda, mas agradeceu a confiança e o convite para continuar na administração do governador — ressaltando que eles estão juntos desde 1999. “Me sinto feliz, realizado de iniciar esse novo ciclo ao lado do Marconi”, comemorou o pessedista.

“É uma área muito desafiante, mas, com o auxílio e bom senso do governador, faremos muitos avanços”, arrematou o novo secretário.

 

Histórico 

Antes do anúncio de Vilmar Rocha, a economista Ana Carla Abrão Costa havia sido apresentada como segundo nome do governador Marconi Perillo (PSDB) para uma das dez supersecretarias do próximo governo.

O primeiro deles foi o vice-governador reeleito José Eliton (PP) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura. A gestão tucana tem até o dia 31 de dezembro para apresentar o restante do novo secretariado.

As pastas

A nova administração contará com apenas dez secretarias, vide reforma proposta por Marconi e que foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás.

A partir do próximo ano, Goiás contará com as seguintes pastas:

  • Secretária do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (absorve as Secretarias de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos; do Meio Ambiente e do Recurso Hídricos) – Vilmar Rocha
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e da Agricultura (absorve as Secretarias de Indústria e Comércio; Ciência, Tecnologia e Inovação; Agricultura, Pecuária e Irrigação; e a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional) – José Eliton
  • Secretaria de Educação, Cultura e Lazer (absorve a Secretaria da Cultura e da Agência Goiana de Esporte e Lazer)
  • Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária  (absorve parte da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça)
  • Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (absorve as atividades da Secretaria de Cidadania e Trabalho; e parte das atividades da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça)
  • Secretaria de Gestão e Planejamento (passa a contar com duas subsecretarias, uma de Gestão e outra de Planejamento)
  • Secretaria da Saúde
  • Secretaria do Governo
  • Secretaria da Fazenda – Ana Carla Abrão Costa
  • Secretaria da Casa Civil

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.