“Anápolis vai ganhar uma cara nova”, diz Márcio Corrêa ao lançar programa para acabar com fios soltos na cidade

08 outubro 2025 às 10h20

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Anápolis lançou, na terça-feira, 7, o programa Anápolis Rede Segura, uma iniciativa que pretende acabar com os fios e cabos soltos que comprometem a segurança e a estética urbana da cidade. O projeto é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público de Goiás (MPGO), a Equatorial Goiás, a Anatel e mais de 37 empresas de TV, telefonia e internet, que assumiram o compromisso de reorganizar toda a fiação dos postes no município.
A meta é resolver os pontos mais críticos em 180 dias e, em até um ano, garantir uma cidade limpa, organizada e livre de riscos para a população.
Durante o lançamento, o prefeito Márcio Corrêa (PL) destacou que a prefeitura vinha mantendo um embate com as provedoras de internet e TV por assinatura devido ao excesso de cabos abandonados, que além de poluir visualmente o ambiente, colocam em risco a vida dos moradores.
“Nós estávamos com um embate forte com as empresas provedoras, e foi um pedido que elas fizeram para que a prefeitura encerrasse os cortes de fiação. Elas disseram que farão essa frente ampla. Para a prefeitura é bom porque vamos disponibilizar essa equipe para outras demandas, mas vamos acompanhar isso de perto e dando esse prazo que ficou definido”, afirmou.
O prefeito ressaltou, contudo, que o município continuará intervindo quando houver risco à segurança. “Agora, situações que colocam em risco a vida do cidadão, que não forem resolvidas pela empresa, a prefeitura vai sim fazer esses cortes quando for preciso”, reforçou.

Ele também anunciou que pretende visitar outras cidades que se destacam na gestão de redes e cabos para trazer boas práticas a Anápolis. “Nas próximas semanas eu vou viajar e visitar três cidades que são modelos nessa colocação desses cabos, para que a gente possa trazer o que há de melhor no Brasil e no mundo e trazer uma cidade limpa, organizada e, sobretudo, uma cidade segura para o cidadão anapolino.”
O Anápolis Rede Segura foi construído com base em um plano emergencial apresentado pelas empresas de telecomunicações e energia, sob mediação do Ministério Público de Goiás. De acordo com o promotor de Justiça Alberto Francisco Cachuba Júnior, titular da 15ª Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo, as empresas definiram metas e prazos claros para corrigir o problema.
“As empresas apresentaram um plano de trabalho para uma ação emergencial em 180 dias, para resolver os pontos mais críticos, e em até um ano organizar toda a cidade. Saímos com uma reunião marcada para a primeira terça-feira do mês que vem, e também será criado um grupo de WhatsApp com os principais atores para tratar das dificuldades e soluções que surgirem”, explicou o promotor.
O plano, segundo ele, é o mais concreto já elaborado até agora para enfrentar a poluição visual e o risco de acidentes causados por cabos soltos. “Acho que hoje saímos com um plano concreto. Hoje [quarta-feira] as empresas já começam a atuar. Temos tudo para solucionar esse problema e transformar Anápolis em uma cidade referência no Brasil”, declarou.
O programa também prevê reuniões mensais de monitoramento para acompanhar o andamento das ações e avaliar o cumprimento dos prazos. As denúncias sobre fios soltos ou irregulares podem ser registradas pelo Disque 156, pelo aplicativo Conecta Anápolis ou via WhatsApp da Prefeitura (62) 9 8551-6888. Todas as notificações serão encaminhadas à central de atendimento, que ficará responsável por repassar as demandas em cada ponto da cidade.
Márcio Corrêa reforçou a importância da colaboração popular nesse processo. “Eu deixo a informação para o cidadão também: você que está com um fio solto, fio irregular, baixo, próximo à sua residência ou comércio, comunique a prefeitura que imediatamente essa solicitação chegará na nossa frente de trabalho para que essa ação seja feita de imediato nesses locais irregulares”, enfatizou.
O prefeito ressaltou ainda que o projeto marca uma nova fase na relação entre o poder público e as empresas de telecomunicação. Segundo ele, o diálogo construtivo foi essencial para alcançar um consenso sobre as responsabilidades de cada parte. “Eu não tenho dúvidas de que, nos próximos dias, Anápolis estará com uma cara nova”, afirmou.
Leia também:
Anápolis cria “Lei João Victor” para ordenar fios e reforçar controle; entenda
Prefeito de Anápolis determina corte de fios irregulares após morte de criança; assista