Márcio Correa cria comissão para avaliar serviços da Saneago em Anápolis

27 janeiro 2025 às 18h08

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Com as frequentes reclamações de moradores de diferentes regiões da cidade quanto à má qualidade da água que sai das torneiras, o prefeito Márcio Correa determinou, na última sexta-feira, 24, a criação de uma comissão para avaliar o contrato e a prestação de serviços realizada pela Saneago no município, “identificando eventuais falhas, omissões e pontos de melhoria do contrato”.
A Saneago, por sua vez, declarou que “prossegue com uma série de ações contínuas e sistematizada para normalizar todas as situações de turbidez da água em Anápolis” [veja a nota na íntegra ao final da matéria].
O grupo será composto por cinco pessoas, ligadas à Agencia Reguladora, secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente e também de Habitação e Planejamento Urbano, Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Vigilância.
Ficará a cargo da comissão fazer diagnósticos técnicos e elaborar relatórios sobre a qualidade dos serviços prestados pela Saneago; promover audiências públicas para ouvir a população sobre os serviços de saneamento básico; propor medidas corretivas e de aprimoramento ao Plano Municipal de Saneamento Básico, e encaminhar os resultados das análises ao Prefeito Municipal, acompanhados de sugestões e recomendações.
A comissão, conforme o decreto de criação, terá o prazo de um mês para concluir os trabalhos, contados a partir da última sexta-feira.
Reunião com os Poderes
Os imbróglios envolvendo a Saneago e a qualidade da água fornecida em Anápolis não são novos. Já há algum tempo, moradores reclamam constantemente de “água suja e barrenta” saindo das torneiras, quando não, esbranquiçada.
Tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo de Anápolis buscam uma solução conjunta com a companhia de abastecimento de água. Márcio Correa, por exemplo, se reuniu com representantes da Saneago no último fim de semana para cobrar soluções para o problema. Após o encontro, Correa publicou um vídeo em suas redes sociais comunicando ter recebido da Saneago um retorno “informando que a situação da água turva foi resolvida em vários pontos da cidade”.
“Se na sua casa o problema ainda não foi resolvido, é importante registrar a reclamação. Vamos continuar acompanhando essa situação de perto até termos esse problema 100% solucionado”, relatou o prefeito.
Da mesma forma, a presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende, se encontraria com o gerente regional de serviços da Saneago em Anápolis, Leonardo Mendes Ferreira, nesta segunda-feira, 27. Contudo, a Saneago solicitou o adiamento da reunião.
Em um comunicado que confirmou o adiamento do encontro, Andreia Rezende informou que já havia recebido mais de 300 denúncias quanto à qualidade da água na cidade. “A Saneago precisa tratar esse problema com a seriedade que ele exige. Eles se comprometeram a trazer, além de um plano de ações, técnicos capacitados para esclarecer todas as dúvidas dos vereadores. Não aceitaremos respostas vagas ou paliativas”, ressaltou a presidente.
O que diz a Saneago
Em nota enviada ao Jornal Opção, a Saneago disse seguir com as ações para normalizar a situação por completo em Anápolis, e que foi formada uma força-tarefa com equipes locais, “reforçada ainda com equipes de Goiânia e acompanhada, de perto, pela Prefeitura de Anápolis, pela Diretoria da Saneago e pelos entes reguladores”.
A companhia informou, ainda, os canais de contato em caso de reclamações, que são os números 08006450115 ou WhatsApp (62)32699115.
Veja a nota na íntegra:
“A Saneago prossegue com uma série de ações contínuas e sistematizada para normalizar todas as situações de turbidez da água em Anápolis. Dentre as frentes de trabalho, estão novas dosagens no tratamento, limpeza de reservatórios e descargas de rede. Destaque ainda para as obras de duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água.
Para solucionar a questão com a maior agilidade possível, foi formada uma força-tarefa com equipes locais, reforçada ainda com equipes de Goiânia e acompanhada, de perto, pela Prefeitura de Anápolis, pela Diretoria da Saneago e pelos entes reguladores. Este conjunto de ações tem algo grau de complexidade, mas há total comprometimento para superar todos os desafios.
A Saneago reafirma o compromisso com a população anapolina. Para reforço e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, em Anápolis, foram R$ 267 milhões investidos nos últimos seis anos – montante que garantiu regularidade no abastecimento, mesmo na última estiagem, a pior dos últimos 44 anos. Com isso, as faltas de água ficaram no passado.
Para reclamação quanto à qualidade da água – água suja, água com gosto, água com cheiro, água esbranquiçada ou outros – o atendimento é automático, sem filas. Pela Central 08006450115 ou WhatsApp (62)32699115 é preciso informar apenas o número da unidade consumidora. Seguindo os passos, em menos de dois minutos já é registrada a solicitação do serviço e a Saneago toma medidas para normalizar a coloração da água na região da reclamação.”